ATIVIDADE 3 - ADOLESCÊNCIA E GRAVIDEZ: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Reunam-se em grupos e, com o auxilio de diversas fontes, como livros didáticos, paradidá- ticos, revistas, folhetos, internet ou outros materiais, realizem uma pesquisa sobre os tipos de métodos contraceptivos que existem e organizem as informações em um quadro, conforme o modelo a seguir: Métodos Contraceptivos... Como funciona... Vantagens... Desvantagens... Método...
Soluções para a tarefa
Resposta:
Camisinha:A camisinha é um preservativo, que pode ser masculino ou feminino, sendo considerado um método de barreira. Eles são considerados os mais seguros, pois além de evitarem a gravidez, também protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST), como a AIDS.
Vantagens:É livre de hormônios,Protege contra DTS e AIDS,Pode ser utilizada somente no momento da relação sexual.
Desvantagens:Se não usada corretamente pode rasgar ou sair durante a relação sexual,Pode causar reação alérgica ao látex,Diminui a sensibilidade.
Pílula anticoncepcional:As pílulas anticoncepcionais são feitas com hormônios semelhantes aos que são produzidos pelo próprio corpo (estrogênio e progesterona). Elas atuam impedindo a ovulação e dificultando a passagem dos espermatozoides para o interior do útero. Elas possuem uma eficácia de 99,8% quando utilizados de forma correta e regular, ou seja, é recomendado que seja tomada uma pílula por dia sempre no mesmo horário.
Vantagens:Pode reduzir o fluxo e dores relacionadas à menstruação,Podem auxiliar no controle da acne,Pode ser tomada por um tempo prolongado.
Desvantagens:Pode causar efeitos colaterais,Não protege contra DTS e AIDS,Pode causar alterações no ciclo menstrual.
Anticoncepcional Injetável:O anticoncepcional injetável é semelhante à pílula e consiste na aplicação de uma solução oleosa que libera a mesma quantidade diária de hormônios que a pílula. Pode ser aplicada de forma mensal ou uma a cada três meses. Não interfere com a menstruação, que ocorre normalmente. É mais prático que a pílula, pois não é preciso administrá-lo diariamente, além de causar menos efeitos colaterais. É um dos métodos contraceptivos com maior índice de eficácia.
Vantagens:Não exige controle diário ou semanal,Pode reduzir o fluxo e as dores relacionadas à menstruação,Apresenta tempo de duração maior.
Desvantagens:Pode causar aumento de peso e incômodo abdominal,Deve ser aplicada por um profissional da saúde,O retorno da fertilidade, após encerramento do uso pode demorar até 1 ano.
Dispositivo intrauterino (DIU):O DIU de cobre possui uma estrutura metálica com ação espermicida intrauterina, impedindo que o espermatozoide alcance o óvulo e apresentando uma eficácia contra a gravidez de 99,6%. Inserido dentro do útero por um profissional da saúde, o DIU de cobre libera íons de cobre que imobilizam o esperma que chega próximo do útero.
Vantagens:Pode permanecer até 10 anos, podendo ser retirado a qualquer momento,Pode ser utilizado no período de amamentação,A fertilidade é retomada de forma rápida após a retirada.
Desvantagens :Pode aumentar o fluxo menstrual, Pode causar infecção ou perfuração do útero,Pode causar cólicas e/ou sangramentos irregulares.
Explicação:
Os métodos contraceptivos são divididos em dois tipos principais: 'Métodos de Barreira', que são as camisinhas, os espermicidas, o diafragma e o DIU e os 'Métodos Hormonais', são os anticoncepcionais (oral ou injetável), anel vaginal, implante contraceptivo, entre outros.
Os principais métodos contraceptivos utilizados hoje são a camisinha e o anticoncepcional:
A camisinha é o método contraceptivo mais conhecido, existe o modelo para os homens e o para as mulheres. É utilizado para recolher o esperma e impedir que ele chegue até o canal do útero. A camisinha é descartável, feita de látex e, a principal vantagem é que pode ser conseguida de forma gratuita nos Postos de Saúde. Sua desvantagem envolve o seu mal uso, quando mal colocada, pode rasgar e perder o seu efeito.
O Anticoncepcional Oral ou Injetável é um método contraceptivo que usa como base os hormônios para inibir o processo de ovulação mensal da mulher e prevenir a gravidez. Suas principais vantagens estão relacionadas ao controle do fluxo menstrual e age diretamente na melhora da pele. Já a desvantagem é a quantidade de hormônios injetados na mulher diariamente, não protege contra DTS's e pode trazer efeitos colaterais a longo prazo, como a trombose, por exemplo.
Espero ter ajudado!
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/30390088