ATIVIDADE 2 – A máxima extensão do Império proporcionou riquezas e poder aos romanos por séculos,
mas também foi responsável por uma grave crise administrativa. Quais motivos podem ser apontados
como determinantes para essa crise no que abrande o tamanho do Império?
Soluções para a tarefa
Em relação ao tamanho do Império Romano, podemos apontar como elementos desta crise a dificuldade para um governo central controlar províncias distantes, de modo que o governo tinha dificuldade de impedir insurreições ou realizar a cobrança de impostos.
No apogeu o Império Romano chegou a ocupar territórios na atual Grã-Bretanha, na Península Ibérica (atuais Espanha e Portugal) e no Oriente Próximo, em uma época em que as tecnologias de transporte e comunicação eram relativamente precárias. Manter toda esta população pacificada, pagando impostos e reconhecendo a autoridade romana se mostrou, na prática, um desafio impossível, tendo o Império entrado em declínio e eventualmente sido extinto.
O Império Romano é bastante influente nos dias de hoje e a sua crise culminou na instabilidade política e econômica e nos ataques bárbaros.
O Império Romano, civilização muito importante para a História, entrou em crise entre os séculos II e III d.C., levando à sua segregação (parte ocidental e parte oriental).
Após uma fase de prosperidade romana pelo comando de Augusto e Marco Aurélio, o Império sofreu uma crise econômica e escravista, pois terras não eram conquistas para que o processo escravista fosse evoluído. Assim, o Império Romano do Ocidente entrou em colapso.
Outro fator foi a crise política romana, que se deu pela disputa de poderio. Assassinatos de imperadores era uma prática comum, que enfraquecia a administração de Roma. Além disso, há o papel do Cristianismo como fator de enfraquecimento do poder do Imperador, bem como as invasões germânicas bárbaras.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/5056537