Atividade 14
Leia o texto abaixo.
Cinema na Ditadura
[...] A Embrafilme1, órgão estatal que distribuía e produzia filmes brasileiros, desempenhou um papel importante na conquista de mercado para os filmes nacionais.
Os impasses sobre como falar do processo de modernização e de experiência autoritária pelo qual passava o Brasil foram radicalizados pelo chamado “Cinema Marginal”. Os marcos dessa tendência foram os filmes O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, Matou a Família e foi ao Cinema, de Júlio Bressane e A Margem, de Ozualdo Candeias.
Nesses filmes, a linguagem do humor e do grotesco era utilizada como base de novas alegorias sobre o Brasil, considerado um país absurdo, sem perspectivas políticas e culturais. Neles, não havia personagens heroicos ou dignos. Todos pareciam impostores e alucinados. As classes populares eram mostradas como grotescas e de mau-gosto, vitimadas pela desumanização da sociedade e sugadas pelo sistema capitalista. O herói não era mais o operário consciente, o camponês lutador ou o militante abnegado de classe média, mas o “marginal”, o pária social, o artista maldito, o transgressor de todas as regras. [...]
*Vocabulário:
1Embrafilme: Empresa Brasileira de Filmes S.A.
CINEMA na Ditadura. Memórias da Ditadura, s.d. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2020. Fragmento.
Com base nesse texto, o cinema, durante a Ditadura Civil Militar no Brasil, contribuiu para
a construção de memórias relacionadas à sociedade da época.
a dedicação de grupos governamentais à diversidade cultural.
a eleição de novos ícones nacionais.
o apoio cultural ao regime vigente.
o destaque de grupos culturais já reconhecidos socialmente.
Soluções para a tarefa
Durante a Ditadura Militar no Brasil, o cinema contribuiu para ''a eleição de novos ícones nacionais''. Portanto, a alternativa correta é a letra ''C''
O Cinema e a Ditadura
Com o apoio da Embrafilme, nos anos 1970 o cinema brasileiro conseguiu uma razoável penetração no mercado nacional. Haviam duas formas de se expressar nessa arte, então:
- linguagem mais artesanal e pessoal; e
- linguagem mais industrial, com filmes tecnicamente bem feitos.
Dois exemplos dessa fase do cinema nacional são ''Xica da Silva - 1975'' de Cacá Diegues, e ''Dona Flor e seus dois maridos - 1975'' de Bruno Barreto, sendo o último o filme brasileiro mais visto de todos os tempos. Ambos os filmes misturavam humor, erotismo e figurinos maravilhosos, e abordavam os problemas e costumes brasileiros de uma maneira mais leve.
Novos ícones no cinema nacional
Durante a ditadura, os heróis não existiam mais no cinema. No lugar, surgiram ''heróis'' marginais (O bandido da luz vermelha de Rogério Sganzerla e Matou a família e foi ao cinema, de Julio Bressane), além de Terra em Transe de 1967, de Glauber Rocha.
Ao mesmo tempo, o ano de 1972 foi um ano importante para o cinema nacional, com o lançamento de ''Independência ou Morte'', de Carlos Coimbra e ''Os inconfidentes'' de Joaquim Pedro de Andrade, que, apesar de mostrarem pontos de vista diferentes sobre um mesmo fato, marcou uma época.
Entenda mais sobre Cinema Brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/17259024
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