Atividade 13 Leia o texto abaixo. As sucessivas revoluções industriais em muito pouco se assemelham a uma revolução de fato, uma vez que tal expressão é representativa de uma mudança abrupta ou a derrubada imediata de uma determinada ordem, configuração ou forma de poder. No caso das revoluções industriais, trata-se de um processo gradual e, sob o ponto de vista histórico, relativamente lento. A terceira etapa desse processo [...] iniciou-se na segunda metade do século XX e ainda está em curso, a Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica Informacional, caracteriza-se pelos avanços nos sistemas de telecomunicações e transportes, pelo surgimento e rápida expansão da informática e da automação, além do desenvolvimento da engenharia robótica. [...] PENA, Rodolfo Alves. Trabalho na Terceira Revolução Industrial. Brasil Escola, s.d. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2021. Fragmento. Com base nesse texto, as transformações introduzidas pela Terceira Revolução Industrial possibilitaram
A)ampliar a igualdade social e econômica entre a população urbana.
B)extinguir a necessidade de matérias-primas no setor secundário.
C)reduzir os gastos e aumentar a eficiência dos meios de produção.
D)valorizar os trabalhadores com menor qualificação profissional.
Soluções para a tarefa
As transformações promovidas pela Terceira Revolução Industrial levaram ao surgimento de um modelo de produção mais eficiente e econômico, logo, a resposta correta é a letra C.
A Terceira Revolução Industrial, também denominada de Revolução Técnico-científica, introduziu mais tecnologias nos meios de produção, possibilitando a automatização de diversos processos, com a substituição do trabalho manual por máquinas mais rápidas e precisas. Além disso, houve o florescimento das indústrias de alta tecnologia, como a indústria eletrônica, informática, robótica e da saúde. Dessa forma, cresce a valorização e demanda por profissionais mais qualificados, uma vez que os trabalhadores menos qualificados são mais facilmente substituídos pelas máquinas, que são menos dispendiosas, mais rápidas e mais precisas.