Sociologia, perguntado por sandra10lopes1, 9 meses atrás

Atividade 10- Leia o texto e copie as questões e responda no caderno:

Ao lado do término da escolaridade formal e da constituição de uma nova família, o ingresso no mercado de trabalho constituía-se tradicionalmente como um marco importante da transição dos jovens para a vida adulta. E, para boa parte dos jovens dos chamados países desenvolvidos, esse ingresso ocorria apenas após o término da educação formal. No Brasil, esta realidade nunca foi predominante para a maioria dos jovens, sendo mais evidentes o início da vida ativa antes mesmo da conclusão da escolaridade e a combinação entre trabalho e estudo. Mas, tanto nos países desenvolvidos quanto aqui, muitos estudos passaram a reconhecer a diversificação e a complexidade dos caminhos das jovens gerações em direção à vida adulta. Nesse processo, as transformações na instituição escolar e no mundo do trabalho têm um lugar importante, parecendo significativo aprofundar a observação dos percursos juvenis nas duas esferas.
Primeiramente, considerando o mundo do trabalho, ainda se encontra em curso um intenso processo de crise e transformação que, há pelo menos mais de 30 anos, vem atingindo de modo diferenciado as mais diversas regiões, setores e perfis dos trabalhadores. A partir dos anos 1970, nos países desenvolvidos, e do final dos anos 1980, no Brasil, os mercados de trabalho tornaram-se cada vez mais heterogêneos e fragmentados, observando-se um grupo de trabalhadores com alta qualificação, atividades em período integral e direitos trabalhistas assegurados convivendo ao lado de uma grande massa de trabalhadores pouco qualificados, ocupando postos de trabalho precários, mal remunerados, muitas vezes sem quaisquer direitos trabalhistas, e junto ainda a um número cada vez maior de desempregados. Sendo assim, as transformações no mundo trabalho e o aumento dos ganhos de produtividade não significam aumento do nível de emprego, tornando o desemprego um problema estrutural no cenário global. O período mais recente mostra um contexto de maior crescimento da atividade econômica e das oportunidades de empregos e ocupações que, embora ainda insuficientes, podem ser indicativos de relevantes mudanças socioeconômicas em curso.
CORROCHANO, Maria Carla. Jovens e trabalho no Brasil: desigualdades e desafios para as políticas públicas.

1- Segundo o texto, quais marcos costumam indicar a passagem da juventude para a idade adulta? Ela ocorre da mesma forma em todos os lugares?
2- Tendo em vista o que se observa entre os seus amigos, vizinhos ou parentes, você acha que esse caminho apontado no texto é o mesmo que os jovens percorrem hoje em dia?
3- Quais mudanças no mercado de trabalho são destacadas no texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por scottss
3

Resposta:

1 - ao lado do término da escolaridade formal e da constituição de uma nova família, o ingresso no mercado de trabalho constituía-se tradicionalmente como um marco importante da transição dos jovens para a vida adulta. E, para boa parte dos jovens dos chamados países desenvolvidos, esse ingresso ocorria apenas após o término da educação formal. sim

2- não pois hoje em dia as pessoas não se dirverte tanto como  antigamente hoje em dia as pessoas so querem saber de festas, celular ,jogos etc

3-as transformações no mundo trabalho e o aumento dos ganhos de produtividade não significam aumento do nível de emprego, tornando o desemprego um problema estrutural no cenário global. O período mais recente mostra um contexto de maior crescimento da atividade econômica e das oportunidades de empregos e ocupações que, embora ainda insuficientes, podem ser indicativos de relevantes mudanças socioeconômicas em curso.

CORROCHANO, Maria Carla. Jovens e trabalho no Brasil: desigualdades e desafios para as políticas públicas.


scottss: espero ter te ajudado
sandra10lopes1: muito obrigado :)
scottss: de nada
Perguntas interessantes