ATIVIDADE 1 – TRANSTORNO ALIMENTAR O transtorno alimentar é considerado uma doença psiquiátrica de causa multifatorial, caracterizado por alterações extremas no comportamento alimentar e no controle de peso e forma corporal, marcada por um medo profundo de engordar. Causa prejuízos significativos nas funções cognitivas, na percepção corporal, estabilidade emocional, autoestima, vida social, ou seja, na qualidade de vida global da pessoa que apresenta esse transtorno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) De forma geral os transtornos alimentares podem ser categorizados em: anorexia nervosa (AN) subtipo restritivo ou compulsivo-purgativo; bulimia nervosa (BN); e transtorno da compulsão alimentar periódica
(TCA), porém existem outras subdivisões para outros transtornos. Neste sentido apresente as subdivisões dos transtornos alimentares.
2) Além de conhecer os transtornos alimentares, é necessário e muito importante entender suas causas mais profundamente. Os transtornos alimentares possuem uma etiologia multifatorial, composta por predisposições genéticas, socioculturais, vulnerabilidades biológicas e psicológicas. Tais fatores podem ser dividimos em: predisponentes, precipitantes e mantenedores. Neste sentido apresente quais são os fatores predisponentes, precipitantes e mantenedores.
3) Além dos fatores mencionados, recentemente a dieta, quando combinada com os fatores abordados, tem sido apontada como um fator de risco para o desenvolvimento de um transtorno alimentar. A relação Dieta e transtorno alimentar possui um comportamento cíclico que pode influenciar no desenvolvimento da Anorexia Nervosa e da Bulimia Nervosa. Diante do exposto, analise as imagens a seguir e descreva o ciclo de
Anorexia nervosa e da Bulimia Nervosa de forma correta.
Figura 1: Ciclo Bulimia Nervosa
Figura 2: Ciclo Anorexia Nervosa
ATIVIDADE 2- RECURSOS ENERGÉTICOS DURANTE O REPOUSO E O EXERCÍCIO
Os alimentos não podem ser absorvidos em sua forma natural sendo assim, não há utilização dos nutrientes sem, antes, haver uma digestão preliminar dos alimentos ingeridos. Os carboidratos, lipídios e proteínas são digeridos pelo trato gastrointestinal em estruturas que podem ser absorvidas pela mucosa, assim como água, eletrólitos, vitaminas e outros que alimentam todo o metabolismo.
1) O sistema digestório e constituído de dois grupos de órgãos: o trato gastrointestinal (GI) e os órgãos acessórios da digestão. Aponte e explique quais são os órgãos do trato gastrointestinal e dos orgão
acessórios e sua função no processo e digestão.
2) Analisando em uma visão global do processo de digestão que envolve todas as estruturas que compõem o sistema digestório, pode-se especificar a dinâmica da produção de nutrientes por localização. Diante do exposto, analise a figura abaixo e cite a localização em que ocorre a secreção dos nutrientes e explique como essa secreção ocorre.
Figura 3. Descrição das estruturas do trato gastrointestinal.
Explicação: