ATIVIDADE
1- O que são fatores bióticos e fatores abióticos ?
2- O que é biosfera, biótopo e ecótono ?
3-O que é ecologia ?
4- Quais são os níveis de organização em ecologia ?
Soluções para a tarefa
1.
FATORES BIÓTICOS: Os fatores bióticos são o resultado da interação entre os seres vivos em uma determinada região. juntos, eles formam a biota, ou seja, a comunidade biológica que influencia o ecossistema do qual fazem parte.
Por exemplo, em um manguezal todas as espécies animais e vegetais compõem a biota daquele ambiente, como os caranguejos, os guarás, as lontras, o mangue preto e o mangue vermelho são os fatores bióticos do ecossistema.
FATORES ABIÓTICOS: Os fatores abióticos são os elementos não vivos do ambiente, porém que afetam os organismos vivos da biota esses elementos podem ser físicos ou químicos.
Os fatores físicos são aqueles que constituem o clima do ecossistema, determinado principalmente pela radiação solar que chega à terra.
As radiações, além de proporcionarem a luz, fundamental para que ocorra a fotossíntese (a produção de alimento pelos organismos autótrofos), também influenciam na temperatura que é uma condição ecológica decisiva para a vida na superfície terrestre.
A a temperatura influencia outros fatores climáticos tais como ventos, umidade relativa do ar e pluviosidade.
Os fatores químicos são representados pelos nutrientes existentes.
Destacam-se os sais minerais, nutrientes importantes e essenciais para garantir a sobrevivência dos organismos. outro exemplo são os fosfatos que desempenham um importante papel para a formação dos ácidos nucleicos além do magnésio que participa da clorofila.
2.
BIOSFERA: A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da terra, ou seja, diz respeito as regiões habitadas do nosso planeta. geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.
BIÓTOPO: O Biótopo, também conhecido como Ecótopo, é um termo usado na ecologia para determinar " o local onde reside a vida " (ou os seres vivos).De maneira mais ampla, esta definição se relaciona ao habitat mínimo que suporta a existência e sobrevivência de populações de animais e plantas através de condições abióticas regulares, relativamente homogêneas. vale ressaltar que, para os estudos ecológicos, o biótopo também deve representar uma parcela geográfica mensurável.
ECÓTONO: Os ecótonos são ambientes de transição entre dois ecossistemas vizinhos. esses locais são formados pelas fronteiras de diferentes comunidades fechadas. dessa forma, algumas das espécies de cada uma dessas comunidades atingem seus limites de distribuição na região de ecótono, pois geralmente não são adaptadas para sobreviver no ecossistema que se segue. outras espécies, porém, possuem maior tolerância ambiental e sua distribuição pode-se estender através da região de ecotono e ainda incluir o ecossistema vizinho. algumas espécies se distribuem apenas na região de ecotono, pois encontram seu ambiente ideal justamente nessa zona de transição, que contém um pouco das características de ambos ecossistemas.
Os ecótonos são muitas vezes formados por diferenças de fatores ambientais de duas áreas, como tipo de solo e índice de chuvas. a distribuição das espécies é determinada por esses fatores ambientais (fatores abióticos) e pelas próprias interações entre as espécies, como competição e predação (fatores bióticos).
3.
ECOLOGIA é a parte da biologia que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vive. É é um termo derivado do grego que foi formado a partir das junções das palavras "oikos" e " logos " , que significa, respectivamente, casa e estudo. assim sendo, o termo ecologia faz uma referência ao estudo da " casa " de cada organismo do planeta.
A ecologia preocupa-se com os seres vivos do planeta e suas relações entre si e com o meio. assim sendo, a ecologia faz um estudo não só da parte biológica, mas também de fatores químicos e físicos. É uma ciência complexa e ampla que nos permite entender perfeitamente o funcionamento do planeta.
4.
O estudo da ecologia baseia-se em quatro níveis principais de organização:
- POPULAÇÃO: conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem juntos em uma mesma área e possuem chances maiores de se reproduzir entre si do que com outros indivíduos da mesma espécie de outra região.
- COMUNIDADES: conjunto de populações que vivem numa determinada área.
- ECOSSISTEMAS: conjunto de comunidades de uma determinada área em associação com os fatores abióticos.
- BIOSFERA: nível mais amplo da ecologia e corresponde a todos os seres vivos do planeta.