Atividade;
1. O que é PERSPECTIVA na arte?
2. Quais os elementos necessários para existir perspectiva numa obra?
3. Quando surgiu a perspetiva e quem a criou?
4. Como se faz geralmente perspectiva hoje?
5. O que são os plano dentro da perspetiva?
6. O que é linha do horizonte?
7. O que são linhas convergentes?
8. O que é ponto de fulga?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Dentro das artes visuais, a perspectiva é entendida como uma técnica de pintura, que consegue criar um efeito ilusório nas pessoas que visualizam determinada imagem a partir de um ângulo específico e à distância.
2. Existem quatro elementos da perspectiva que determinam o nível e o ângulo visual do espectador no contexto do desenho, são eles: Linha do Horizonte, Ponto de Vista, Ponto de Fuga e Linhas de Fuga.
3. Antes do século 14 poucas ou nenhumas tentativas foram feitas para descrever realisticamente o mundo tridimensional na arte da maneira em que estamos acostumados a vê-lo. A arte dos períodos bizantino, medieval e gótico foi rica e bonita. Mas na representação das imagens não se notava nenhum esforço para criar a ilusão de profundidade e espaço.
Os mestres italianos Giotto (c. 1267-1337) e Duccio (c. 1255-1260 – C 1318-1319) começaram a explorar a ideia de profundidade e de volume em sua arte. Em certa forma poderíamos lhes dar o credito de terem introduzido uma forma primitiva de perspectiva. Isto foi mediante a utilização de sombra com grande efeito para criar uma ilusão de profundidade. Mas ainda estavam longe de ser o tipo de perspectiva que estamos acostumados a ver na arte de hoje.
A primeira imagem conhecida por fazer uso da perspectiva linear foi criado pelo arquiteto florentino Fillipo Brunelleshi (1377-1446). Este quadro que foi pintado em 1415, descreve o Batistério de Florença a partir do portão da frente da catedral inacabada. Logo após a pintura de Brunelleshi, o conceito pegou e muitos artistas italianos começaram a usar a perspectiva linear em suas pinturas.
Masaccio (1401 – 1428) foi o primeiro grande pintor e artista do período renascentista que demonstrou controlo total das novas regras de perspectiva. As figuras em suas pinturas têm volume e os edifícios e paisagens realistas recuam na distância, como pode ser observado na sua pintura “The Tribute Money” c.1426-27 Fresco, na capela Brancacci em Florença.
4. Tipos de perspectiva contemporânea:
Perspectiva curvilínea (1968)
Perspectivas animadas (anos 90)
Os processos tradicionais de perspectiva foram adaptados para os programas de computação gráfica e os seus resultados aproveitados para os jogos eletrônicos de estratégia e simuladores profissionais. Um dos inúmeros exemplos é a primeira versão do SimCity (com a evolução tecnológica, passou-se a utilizar cada vez mais a perspectiva isométrica no lugar da militar, o que oferecia uma maior sensação espacial, adotando-se, posteriormente, a perspectiva cônica).
Perspectiva quadridimensional (1997)
A perspectiva quadridimensional é um processo gráfico desenvolvido pelo artista plástico Denis Mandarino, em 1997, que pode ser visto no quadríptico Observação no tempo. O processo utiliza diversos pontos de vista de um observador móvel, obtidos em diferentes momentos. O método admite suportes pictóricos planos ou curvilíneos e múltiplos pontos de fuga.
Perspectiva holográfica (Séc. XXI)
As projeções holográficas têm sido objeto de inúmeras aparições na ficção científica escrita, televisiva e cinematográfia. O holograma tornou-se substantivo concreto e cada vez mais a indústria do entretenimento têm interesse por esse tipo de produto. Os óculos especiais e as telas de projeção (3D), são tentativas de transcender os limites do plano de projeção (quadro). Séries de sucesso como Star Trek, Star Wars, Babylon 5, O Homem de Ferro entre muitas outras, mostram objetos ou personagens projetados num ambiente, permitindo que os entes holográficos sejam circundados por quem os observa, como se fossem esculturas ou seres vivos. Shows musicais têm utilizado hologramas em suas apresentações. Esse tipo de sistema projetivo extrapola os conceitos de observador, observado e plano de projeção (quadro), ampliando os limites das projeções em perspectiva.
Explicação:
5. Como elemento visual, o plano possui comprimento e largura, tem posição e direção, é limitado por linhas e define os limites extremos de um volume. Em uma superfície bidimensional, todas as formas planas que não são comumente reconhecidas como pontos ou linhas, são formas enquanto plano.
6. Linha do horizonte (cuja abreviatura é LH), em perspectiva, é a linha imaginária que determina a altura dos olhos de um observador em relação à linha de terra, também conhecida como reta de fuga.
7. São as linhas imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). É o afunilamento dessas linhas em direção ao ponto que geram a sensação visual de profundidade das faces em escorço dos objetos em perspectiva.
8. Explicando de forma simples, o ponto de fuga é a referência no horizonte para fazer as linhas em um desenho e construir uma perspectiva. As perspectivas com ponto de fuga são conhecidas como cônicas, mas existem outros tipos como a isométrica, cavaleira, militar, entre outras.