Atividade 1-DIREITOS NA VELOCIDADE DA INTERNET
A internet trouxe uma série de benefícios que possibilitaram novas formas de "aproximação" e interação entre as pessoas e o acesso a um volume grande de conhecimentos sobre aquilo que nos cerca. Junto a isso, uma série de diretrizes tornaram-se necessárias para garantir o acesso aos recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação a toda população e regulamentar seus usos, a fim de evitar ações abusivas, criminosas e voltadas para fins antiéticos e antidemocráticos.... Mas, afinal, quais foram esses meios regulatórios e quais suas finalidades? Leia atentamente aos textos a seguir: O CRESCIMENTO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO BRASIL E NO MUNDO
"No Brasil, há um crescimento elevado, com 78,3 milhões de pessoas nas redes sociais, ou seja, 79% de sua base de usuários da Internet. O brasileiro, em média, fica 5:26 horas por dia conectado à internet; gasta 3:47 horas com acesso móvel; gasta também 3:47 horas com acesso a redes sociais (via mobile ou fixo); e consome 2:49 horas na TV.(...)
ONU AFIRMA QUE ACESSO À Internet É Um Direito Humano
Relatório pede que países não bloqueiem o acesso à rede. 'Acesso deve ser mantido mesmo em manifestações', diz comunicado.
Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta sexta-feira (3) que o acesso à internet é um direito humano e que desconectar a população da web viola esta política.
O relatório criticou França e Reino Unido, que aprovaram leis para bloquear o acesso de pessoas que não cumprem acordos de direitos autorais na web, e também países que impedem o acesso às redes sociais para reduzir protestos da população contra governos.
"Enquanto bloquear ou filtrar o acesso de usuários a conteúdos específicos da web, alguns países tomam medidas para cortar o acesso por completo da rede", diz o comunicado. A ONU considera o corte ao acesso à internet, independentemente da justificativa e incluindo violação.
de direitos de propriedade intelectual como motivo, "uma violação ao artigo 19, parágrafo 3 º, do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos".
A ONU pede para todos os países que mantenham o acesso à web em todos os momentos, inclusive durante períodos de instabilidade política, pedindo que os países revejam suas leis de direitos de propriedade intelectual para que não bloqueiem o acesso de usuários.
comunicado da ONU foi publicado no mesmo dia em que uma empresa de vigilância da internet relatou que dois terços do acesso à internet da Síria se apagaram, o que seria uma resposta do governo do país para as manifestações da população.
(...)
1.1 Com os avanços da Internet, muitas vezes o mundo real/concreto se confunde com o virtual/digital. Grande parte das pessoas navegam pela Internet durante muito tempo no dia, convivendo e interagindo, seja por demandas do trabalho ou para o lazer. Mas, assim como no mundo concreto, as relações digitais estabelecidas entre os indivíduos dependem de regras para assegurar que a convivência entre todos garanta os direitos de cada um, seja harmoniosa e respeitosa.
Com base nos textos acima, reflita com seus colegas e aponte o que pode ser feito para garantir o acesso à internet e seu uso aconteça respeitosamente.
Soluções para a tarefa
A resposta é pessoal. Um exemplo de resposta é que pode-se aumentar a quantidade de moderadores de conteúdo e também aumentar a presença das autoridades policiais nas redes sociais.
Avanço no uso da Internet
Nos últimos anos, a internet e as tecnologias inerentes a ela avançaram de tal modo a fazer parte do nosso dia-a-dia.
Acontece que, mesmo com várias legislações vigentes que visam promover uma convivência pacífica na internet, ainda é comum ocorrerem diversos crimes virtuais.
Algumas maneiras de solucionar este problema seria aumentar a quantidade de moderadores de conteúdo, para que rapidamente os conteúdos que violam as diretrizes sejam excluídos, assim como as autoridades policiais aumentarem sua presença nas redes sociais.
Aprenda mais sobre direito na internet: https://brainly.com.br/tarefa/23360732
#SPJ1