ATIVIDADE 1- Defina o que é sistema solar. ATIVIDADE 2- Descreva como se deu a formação do sistema solar. ATIVIDADE 3- Como podemos definir o Sol. Descreva a sua importância e porque os astros gravitam em torno dele. ATIVIDADE 4- Explique sobre a composição química do Sol. ATIVIDADE 5- Quais são as camadas do Sol? Explique cada uma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ATIVIDADE 1-O Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros.
ATIVIDADE 2-O Sistema Solar foi formado há cerca de 4,7 bilhões de anos, provavelmente como uma nuvem de gases e poeira. Os cientistas acreditam que uma força, chamada gravidade, tenha unido partes dessa nuvem em diversos aglomerados de gás e poeira.
ATIVIDADE 3-O Sol é a estrela do sistema solar. Todos os corpos celestes desse sistema, inclusive a Terra, giram em torno dele. O diâmetro do Sol é de 1,392 milhão de quilômetros. Ele é composto principalmente por hidrogênio e hélio, além de ferro, níquel, oxigênio, silício, carbono, nitrogênio, enxofre, etc.
ATIVIDADE 4-O Sol é composto principalmente pelos elementos hidrogênio e hélio, mas também possui outros elementos como o ferro, níquel, oxigênio, silício, etc. Sua energia é criada na zona profunda do núcleo, com temperatura e pressão altíssimas e lá ocorrem as reações nucleares.
ATIVIDADE 5-O Sol pode ser grosseiramente dividido em seis camadas. Do centro para fora, temos o núcleo, a zona radiativa, a zona convectiva, a fotosfera (visível) a cromosfera e a coroa.
Explicação:
ainda não achei as explicações sobre as camadas, da Atividade 5
mas as outras estão certas.
confia;) °-°
Resposta:
Núcleo solar: ocupa cerca de um quarto do raio e é onde se processam as reações de fusão: quatro núcleos de hidrogénio (protões) fundem-se num núcleo de hélio com libertação de energia sob a forma, principalmente, de fotões gama. Em cada segundo, cerca de 700 milhões de toneladas de hidrogénio são convertidas em 695 milhões de toneladas de hélio e 5 milhões de toneladas de energia. As condições físicas no núcleo são, por isso e para isso, dantescas: temperaturas de 16 milhões de graus e pressões de 250 mil milhões de atmosferas.
Zona radiativa: estende-se até cerca de três quartos do raio do Sol e nela, como o seu nome sugere, a energia é transportada por irradiação – muito lentamente. Estima-se que um fotão possa levar em média mais de150 mil anos desde que deixa o núcleo até atravessar toda a zona radiativa.
Zona convectiva: a temperatura é relativamente muito mais baixa: cerca de 2 milhões de graus. O plasma nesta zona continua a ser demasiado denso e opaco para que a radiação passe livremente por transmissão. Por isso, a energia é transportada por imensas correntes de convecção, de modo que o plasma muito aquecido junto à zona radiativa se move em direção à superfície mais fria.
Fotosfera: é a superfície visível do Sol. É fria, só cerca de 5800 K. Logo acima da fotosfera encontra-se uma camada, a cromosfera, só detectável por espectroscopia, dado que emite numa zona do vermelho típica da dissociação do hidrogénio.
Cromosfera: e a coroa são como que a “atmosfera” solar.
Coroa: é constituída por um plasma muito difuso (cerca de 0.1 microbar) e, estranhamente, muito quente – cerca de 2 milhões de graus, e ainda mais quente nas zonas onde há erupções. Um dos objetivo da missão SOHO é esclarecer estes factos.
Explicação:
Fiz somente a questão 5 pois as outras já foram respondidas e explicadas.
Como vi que a questão 5 não estava com explicação coloquei as explicações dela aqui.
Espero ter ajudado!!
Bons estudos! ;)