História, perguntado por darciofilho68, 10 meses atrás

A instauração do Governo Geral nos trópicos portugueses em 1549 representa um conjunto de mudanças encabeçado por D. João III. Nesse aspecto, observamos a necessidade de organizar o território, dar assistência às capitanias e centralizar o poder político na figura de um Governador Geral. Além das questões de cunho político e econômico, a Coroa lusitana também nutria uma preocupação clara com os aspectos da fé católica. Desse modo, leia as afirmações abaixo: I – O Governador Tomé de Sousa (1549-1553) desembarcou em 1549 em uma esquadra que reunia mais de mil pessoas, juntamente com alguns membros da Companhia de Jesus. Estes foram incumbidos de assegurar a catequização do gentio. II – Os monarcas lusitanos só criaram condições para uma catequização sistemática dos nativos a partir de 1549, com a vinda da Companhia de Jesus. III – Para D. João III (1521-1557), a colonização do Novo Mundo se fundamentava na propagação da fé católica e na salvação das almas dos indígenas. Desse modo, a Coroa se manifestava como um pêndulo nas relações entre jesuítas e colonos portugueses. IV – Os membros da Companhia de Jesus atuaram em solos tropicais até 1759, quando foram expulsos pelo primeiro ministro português Marques de Pombal. A obra inaciana é importante tanto na esfera religiosa, com a catequização dos índios, quanto na educacional, com a criação dos primeiros Colégios. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
6

Olá,

I. correto. Tomé de Souza, desembarcou em 1549, como primeiro governador geral, nomeado por D. João III, trazendo consigo entre 500 e mil pessoas, entre soltados, marinheiros, artesãos, funcionários púbicos e jesuítas, mais 500 degredados e trabalhadores braçais. Padre Manoel da Nóbrega, da Companhia de Jesus. Sua principal atuação foi a catequese dos índios.

II. correto. Os jesuítas começaram a catequese dos índios e, por conselho do Padre Manuel da Nóbrega, criou-se o primeiro bispado, sendo nomeado, para servir na Bahia, o bispo D. Pero Fernandes Sardinha.

III. correto. D. João III, "O Piedoso", prestou especial atenção a evangelização dos territórios no novo mundo. Através da atuação dos jesuítas no Brasil, seja fundando colégios, como nas missões, passaram além da conversão dos nativos, para auxiliar importantes órgãos de administração, causando vários conflitos com os colonos, principalmente com a mão de obra, dada a dificuldade de obter escravos africanos  e a oposição dos jesuítas ao trabalho compulsório indígena.

IV. correto. A Companhia de jesus, fundada por  Santo Inácio de Loyola, daí o nome inaciana, alfabetizaram e evangelizaram, indígenas e filhos dos colonos, criando colégios, como o Colégio São Paulo, principalmente impondo hábitos europeus aos índios e criando conflitos com os colonos, enriquecendo com a exploração do trabalho indígena.

Todas as alternativas estão corretas.


realtonerpr: Esta incorreto pois:
"O Governador precisava buscar um diálogo com os membros da Companhia de Jesus, pois eles se colocavam como um pêndulo nas relações entre colonizadores lusos e indígenas."

Sendo que a opção terceira afirma o seguinte:
Para D. João III (1521-1557), a colonização do Novo Mundo se fundamentava na propagação da fé católica e na salvação das almas dos indígenas. Desse modo, a Coroa se manifestava como um pêndulo nas relações entre "jesuítas e colonos" portugueses.
Respondido por realtonerpr
0

Alternativa correta: 4

I, II e IV, apenas.

Perguntas interessantes