Física, perguntado por mariihsilvaa01, 11 meses atrás

Atividade 1
1) Como Aristóteles explicava a composição da matéria existente no Universo?
2) Aristóteles sugeriu que o Universo fosse dividido em duas regiões distintas, a região
sublunar e a região supralunar. Na concepção de Aristóteles, quais seriam as diferenças
entre o mundo terrestre e o mundo celeste que o levaram a propor esta divisão?​

Soluções para a tarefa

Respondido por cathysantos201817
12

Resposta:

1) Ao abordar o funcionamento das coisas (em potência e em ato), Aristóteles determinou que cada potencialidade surge necessariamente de uma causa externa, o que levou ao questionamento de qual é a causa primária (que originou o universo), que seria Deus.

Este, por sua vez, não atendia a teoria das quatro causas aristotélicas, já que nada o originou, e ele não tem forma nem matéria, então não pode ser percebido pelos sentidos, está além do mundo físico: é metafísico.

Portanto nem tudo no universo é matéria, apenas o que pode ser percebido pelos nossos sentidos.

2) A cosmologia aristotélica diferencia duas regiões do mesmo universo: o mundo sublunar e o mundo supra ou meta-lunar. O mundo sublunar é a região do Cosmos que abarca toda região abaixo da Lua (sem incluir esta última) : a região Terrestre, nosso mundo. Este é constituído por quatro das cinco substância primordiais, o ar, a água, a terra e o fogo. Assim devido a misturas destas quatro substâncias tudo sofre mutação, tudo é corrompido. Para Aristóteles, no mundo sublunar existe mudança e esta é símbolo do desequilíbrio, imperfeição, pelo que o nosso mundo não é perfeito.

Perguntas interessantes