atitudes positivas e inteligencia emocional para lidar com cobrança
Soluções para a tarefa
O que é inteligência emocional?
Embora admita diferentes interpretações, que variam conforme a cultura e a abstração de sua complexidade, a inteligência emocional está bastante associada à inteligência social.
Estudiosos desse tema apontam que uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que tem habilidade para identificar as emoções, tanto as positivas como as negativas, e controlá-las em momentos decisivos.
Um dos grandes diferenciais positivos de quem tem a inteligência emocional bem coordenada é a capacidade de gerir os próprios sentimentos. Pessoas com esse perfil são mais valorizadas pelas empresas, visto que conseguem se automotivar e incentivar os outros, mesmo diante de adversidades ou frustrações.
Entre os atributos comuns à inteligência emocional destaca-se a capacidade de controlar impulsos e de centralizar as emoções para o rumo certo. A facilidade de reconhecimento e de valorização pode motivar e encorajar outros indivíduos para o alcance de suas metas.
Conforme Daniel Goleman, uma das maiores autoridades desse assunto, a inteligência emocional pode ser classificada em cinco habilidades complementares:
autoconhecimento emocional: auxilia na imposição de limites e no poder de decisão em momentos cruciais;
força mental: é o principal quesito para desenvolver as habilidades exigidas para usufruir dos benefícios da inteligência emocional;
automotivação: um ideal que mantém a pessoa ávida pela realização de seus sonhos e objetivos;
empatia: virtude necessária ao bom convívio pessoal, social e profissional;
habilidades sociais: perceber as necessidades dos outros é fundamental para melhorar os relacionamentos interpessoais.
Como manter a inteligência emocional em cenários diferentes como o Home Office.
Saber lidar com as emoções e controlar os sentimentos mediante situações difíceis é fundamental. Manter esse domínio é de suma importância para a boa convivência com outras pessoas, além de tornar o ambiente mais saudável e tranquilo.
Assim, a inteligência emocional é necessária em diversas áreas da vida. Tanto nos âmbitos pessoal, familiar, sentimental quanto no profissional, quem possui essa habilidade consegue se sobressair bem melhor.
Observe alguns aspectos que são influenciados pela inteligência emocional e entenda como eles ajudam no desenvolvimento de outras virtudes e no controle dos sentimentos.
Comunicação
A inteligência emocional é muito importante para estabelecer condições que promovem melhoria nos processos de comunicação. Pessoas que têm essa habilidade bem desenvolvida se expressam melhor e são mais persuasivas.
O trabalho home office que já fazia parte da rotina de alguns profissionais está exigindo de quem não estava acostumado com essa forma de trabalhar maior desenvoltura para se comunicar. Algumas pessoas passarão esse período de quarentena com mais dificuldade, outros não sentirão tanto, mas o que a maioria sente em comum é a pressão pelo cenário em que nos encontramos, de saber lidar com situações adversas.
Por isso disciplina, resiliência e bom senso componentes da inteligência emocional. são virtudes que simbolizam a capacidade de se disciplinar e de evitar atitudes insalubres muito importantes nesse cenário.