História, perguntado por danireginavieira02, 6 meses atrás

Atente para o trecho a seguir: "Estatísticas atuais apontam que cerca de 85% da população do Brasil vivem em cidades e essa proporção alcança quase 50% para o planeta. Regulada basicamente pelos mecanismos do mercado, a ocupação do solo urbano leva a que na intensa urbanização existam agudas desigualdades que resultam em extensa periferização na maioria das cidades que crescem por meio da ampliação de seus limites, abrigando pessoas empobrecidas, (i)migrantes recém-chegados, em um cinturão de precariedade. [...]" (VÉRAS, M. P. B. Dimensões sociais das desigualdades urbanas: moradias da pobreza, segregação e alteridade em São Paulo. Revista Brasileira de Sociologia. v. 4, n. 7, p. 175-210, jan./jun., 2016)
O estudo do meio, como por exemplo, da cidade, pode ser uma estratégia de ensino das Ciências Humanas. Considere o trecho acima e assinale a alternativa correta: Alternativas:

a) Atualmente a área urbana e a área rural brasileira estão ocupadas praticamente de forma igual, com 49% da população ocupando a área rural e 51% ocupando a área urbana.

b) Ao estudar sobre as cidades, devemos considerar que a maioria da população brasileira vive na área rural, que mantêm as desigualdades socioespaciais determinadas historicamente.

c) Zonas centrais dos núcleos urbanos acabam por ser remodeladas com o objetivo de atender não apenas a elite, mas também, as pessoas empobrecidas.

d) A cidade de São Paulo é uma exceção, pois nela os bairros foram ocupados tanto por camadas subalternas como pela elite, e não existe diferentes formas de separação socioespacial.

e) Ao estudar sobre as cidades, é importante considerar o afastamento da população mais pobre das áreas mais estruturadas das cidades e a formação de um "cinturão de precariedade".​

Soluções para a tarefa

Respondido por maurofilho300
11

Resposta:

1 -e)

Ao estudar sobre as cidades, é importante considerar o afastamento da população mais pobre das áreas mais estruturadas das cidades e a formação de um "cinturão de precariedade"

2- c) V – V – V

3- d) apenas I e II.

4- e) I, II e III.

5- a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Explicação: corrigido pela ava

Perguntas interessantes