Atendo-se tanto às duas construções artísticas machadianas, quanto ao enunciado que se evidencia a seguir, elabore um comentário acerca da ausência de paralelismo evidenciada em tais exemplos.
a- “Marcela amou-me durante quinze dias e onze contos de réis, nada menos”. (Machado de Assis)
b- [...] encontrei um rapaz [...], que eu conheço de vista e de chapéu. (Machado de Assis)
c- Gosto de frutas e de livros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No que se refere às construções machadianas, constatamos que a quebra do paralelismo semântico foi manifestada de forma intencional. Tal propósito se deve aos recursos utilizados pela linguagem literária, no intuito de conferir mais ênfase à mensagem. Dessa forma, temos que no segundo exemplo, o autor conseguiu obter um significativo efeito de estilo, bem como no primeiro, no qual se depreende que o recurso irônico, representando uma de suas marcas, foi utilizado para enfatizar o interesse financeiro de Marcela.
Partindo de tais pressupostos, cumpre dizer que mesmo em se tratando de um “desvio”, no caso da linguagem artística esse não é considerado como tal, em virtude do que chamamos de licença poética.
Quanto ao terceiro exemplo, infere-se que a quebra também se deu no âmbito semântico – uma vez detectada pela quebra de expectativa por parte do leitor ao fazer a junção entre dois elementos de naturezas distintas: livros e frutas.