Português, perguntado por anajuliamberaldo, 10 meses atrás

ATENÇÃO: as respostas estão nas perguntas, já deixei respondido para ajudar vcs <3 1. O episódio narrado nos assegura que seu protagonista é: a. ( ) D.Antonio b. ( ) Cecília c. ( X ) Peri d. ( ) Álvaro 2.O fidalgo considera o índio Peri como um: a. ( ) adversário b. ( ) aliado c. ( ) empregado d. ( X ) amigo 3. O índio cometeu uma falta: a. ( ) fugindo ao combate b. ( X ) lutando sozinho c. ( ) abandonando a família d. ( ) expondo os amigos 4. As reticências da resposta do índio (Matar e…) devem completar-se com o verbo: a. ( ) comer b. ( ) beber c. ( ) envenenar d. ( X ) morrer 5. O índio expôs a vida dos companheiros: a. ( ) abandonando-os b. ( ) diminuendo o número de combatentes c. ( ) chamando para perto os inimigos d. ( X ) obrigando os amigos a salvá-lo 6. O fidalgo impôs ao índio um castigo: a. ( ) físico b. ( ) mental c. ( X ) moral d. ( ) religioso 7. Desejando calar o que fizera, o ato do índio revela: a. ( X ) heroísmo b. ( ) orgulho c. ( ) vaidade d. ( ) temeridade 8. O índio foi salvo por um grupo chefiado por: a. ( ) Ararê b. ( ) D. Antonio c. ( X ) Álvaro d. ( ) um aimoré 9. A cena nos deixa descobrir que há um casal de apaixonados: a. ( ) Álvaro e Cecília b. ( X ) Álvaro e Isabel c. ( ) Dom Antonio e Isabel d. ( ) Peri e Isabel 10. O grupo inimigo era composto por: a. ( ) brancos b. ( ) guaranis c. ( ) aimorés d. ( X ) brancos e aimorés 11. Na prática da sua façanha, Peri valeu-se de um costume dos: a. ( ) brancos b. ( ) negros c. ( X ) índios d. ( ) europeus ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Considere as afirmações abaixo e assinale alternativa correta: I. O texto é predominantemente descritivo e carregado de recursos de linguagem poética. Um exemplo é a prosopopeia "curva-se humildemente aos pés do suserano". II. O narrador mostra a relação entre os rios Paraíba e Paquequer a partir de uma analogia com o mundo feudal, na qual o primeiro surge como "rei das águas" e o segundo, como "vassalo". III. No modo de qualificar a paisagem, há uma forte conotação de hierarquia. (A) Estão corretas todas as afirmações. (B) Estão corretas as afirmações I e II. (C) Estão corretas somente as afirmações I e III. (X) Estão corretas somente as afirmações I, II e III. (E) Está correta somente a afirmação III. 13. (FEI-SP) Em O Guarani, o autor procura valorizar as origens do povo brasileiro e transformar certos personagens em heróis, com traços do caráter do “bom selvagem”: pureza, valentia e brio. Essa tendência é típica do: a) romance urbano b) romance regionalista X) romance indianista d) poemas épicos e) poemas históricos 14. (FUVEST) A oposição Natureza / Cultura é o eixo mais importante de sustentação da narrativa e de caracterização de personagens de O guarani, de José de Alencar. A partir dessa oposição, podem-se determinar várias relações antitéticas, de acordo com o ponto de observação adotado. Assinale a alternativa em que essa oposição não se expressa: (A) Peri e os demais índios aimorés representam o homem em seu estado natural, enquanto D. Antônio de Mariz e os aventureiros representam a cultura própria da civilização europeia. (B) Peri em si mesmo simboliza a oposição Natureza / Cultura, pois é o indígena livre que transita com adequação e elegância entre os brancos europeus. (C) Índios aimorés contrapõem-se pela violência antropofágica ao mundo organizado pelas leis cavalheirescas que definem as relações entre D. Antônio de Mariz e os aventureiros. (D) A fortificação de muralhas de pedras que caracteriza a casa da família Mariz é símbolo de contraste entre a exuberante paisagem natural e a arquitetura do homem branco colonizador. (X) Álvaro, espécie de cavaleiro medieval, lembra a honra e lealdade determinada pelas relações culturais do branco europeu e Loredano, vilão da narrativa, simboliza a insubordinação, deslealdade e ambição que se alastram num espaço primitivo, selvagem, do tempo da colonização brasileira. 15. (FUVEST) Ao final da narrativa, Ceci decide permanecer na selva com Peri: "— Peri não pode viver junto de sua irmã na cidade dos brancos, sua irmã fica com ele no deserto, no meio da floresta." A decisão de Ceci traduz: (A) a supremacia da cultura indígena sobre a branca europeia. (B) a capacidade de renúncia da mulher que, por amor, submete-se a intensos sacrifícios. (C) a impossibilidade de Peri habitar a cidade, entre os civilizados. (X) o entrelaçamento da civilização branca europeia e da cultura natural indígena. (E) o reconhecimento de que o ambiente natural é o espaço perfeito para a realização amorosa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Cabacate
53

-- Só pra deixar mais arrumadinho --

1. O episódio narrado nos assegura que seu protagonista é:

a.  ( ) D.Antonio  

b. ( ) Cecília  

c. ( X ) Peri  

d. ( ) Álvaro  

2.O fidalgo considera o índio Peri como um:  

a. ( ) adversário  

b. ( ) aliado  

c. ( ) empregado  

d. ( X ) amigo  

3. O índio cometeu uma falta:  

a. ( ) fugindo ao combate  

b. ( X ) lutando sozinho  

c. ( ) abandonando a família  

d. ( ) expondo os amigos  

4. As reticências da resposta do índio (Matar e…) devem completar-se com o verbo:  

a. ( ) comer  

b. ( ) beber  

c. ( ) envenenar  

d. ( X ) morrer  

5. O índio expôs a vida dos companheiros:  

a. ( ) abandonando-os  

b. ( ) diminuendo o número de combatentes  

c. ( ) chamando para perto os inimigos  

d. ( X ) obrigando os amigos a salvá-lo  

6. O fidalgo impôs ao índio um castigo:  

a. ( ) físico  

b. ( ) mental  

c. ( X ) moral  

d. ( ) religioso  

7. Desejando calar o que fizera, o ato do índio revela:  

a. ( X ) heroísmo  

b. ( ) orgulho  

c. ( ) vaidade  

d. ( ) temeridade  

8. O índio foi salvo por um grupo chefiado por:  

a. ( ) Ararê  

b. ( ) D. Antonio  

c. ( X ) Álvaro  

d. ( ) um aimoré  

9. A cena nos deixa descobrir que há um casal de apaixonados:  

a. ( ) Álvaro e Cecília  

b. ( X ) Álvaro e Isabel  

c. ( ) Dom Antonio e Isabel  

d. ( ) Peri e Isabel  

10. O grupo inimigo era composto por:  

a. ( ) brancos

b. ( ) guaranis  

c. ( ) aimorés  

d. ( X ) brancos e aimorés  

11. Na prática da sua façanha, Peri valeu-se de um costume dos:  

a. ( ) brancos  

b. ( ) negros  

c. ( X ) índios  

d. ( ) europeus

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Considere as afirmações abaixo e assinale alternativa correta:  

I. O texto é predominantemente descritivo e carregado de recursos de linguagem poética. Um exemplo é a prosopopeia "curva-se humildemente aos pés do suserano".  

II. O narrador mostra a relação entre os rios Paraíba e Paquequer a partir de uma analogia com o mundo feudal, na qual o primeiro surge como "rei das águas" e o segundo, como "vassalo".  

III. No modo de qualificar a paisagem, há uma forte conotação de hierarquia.  

(A) Estão corretas todas as afirmações.  

(B) Estão corretas as afirmações I e II.  

(C) Estão corretas somente as afirmações I e III.  

(X) Estão corretas somente as afirmações I, II e III.  

(E) Está correta somente a afirmação III.  

13. (FEI-SP) Em O Guarani, o autor procura valorizar as origens do povo brasileiro e transformar certos personagens em heróis, com traços do caráter do “bom selvagem”: pureza, valentia e brio. Essa tendência é típica do:  

a) romance urbano  

b) romance regionalista  

X) romance indianista  

d) poemas épicos  

e) poemas históricos  

14. (FUVEST) A oposição Natureza / Cultura é o eixo mais importante de sustentação da narrativa e de caracterização de personagens de O guarani, de José de Alencar. A partir dessa oposição, podem-se determinar várias relações antitéticas, de acordo com o ponto de observação adotado. Assinale a alternativa em que essa oposição não se expressa:  

(A) Peri e os demais índios aimorés representam o homem em seu estado natural, enquanto D. Antônio de Mariz e os aventureiros representam a cultura própria da civilização europeia.  

(B) Peri em si mesmo simboliza a oposição Natureza / Cultura, pois é o indígena livre que transita com adequação e elegância entre os brancos europeus.  

(C) Índios aimorés contrapõem-se pela violência antropofágica ao mundo organizado pelas leis cavalheirescas que definem as relações entre D. Antônio de Mariz e os aventureiros.  

(D) A fortificação de muralhas de pedras que caracteriza a casa da família Mariz é símbolo de contraste entre a exuberante paisagem natural e a arquitetura do homem branco colonizador.  

(X) Álvaro, espécie de cavaleiro medieval, lembra a honra e lealdade determinada pelas relações culturais do branco europeu e Loredano, vilão da narrativa, simboliza a insubordinação, deslealdade e ambição que se alastram num espaço primitivo, selvagem, do tempo da colonização brasileira.  

15. (FUVEST) Ao final da narrativa, Ceci decide permanecer na selva com Peri: "— Peri não pode viver junto de sua irmã na cidade dos brancos, sua irmã fica com ele no deserto, no meio da floresta." A decisão de Ceci traduz:  

(A) a supremacia da cultura indígena sobre a branca europeia.  

(B) a capacidade de renúncia da mulher que, por amor, submete-se a intensos sacrifícios.  

(C) a impossibilidade de Peri habitar a cidade, entre os civilizados.  

(X) o entrelaçamento da civilização branca europeia e da cultura natural indígena.  

(E) o reconhecimento de que o ambiente natural é o espaço perfeito para a realização amorosa.

Respondido por bellasantana0301
8

Obg tava precisando muito♡

Perguntas interessantes