"Até sua indicação para o ministério, com mais de cinquenta anos, Pombal tivera uma carreira relativamente obscura como representante de Portugal na Inglaterra e diplomata na Corte austríaca. Sua obra, realizada ao longo de muitos anos (1750-1777), representou um grande esforço no sentido de tornar mais eficaz a administração portuguesa e introduzir modificações no relacionamento Metrópole-Colônia. A reforma constituiu uma peculiar mistura do velho e do novo, explicável pelas características de Portugal. Ela combinava o absolutismo ilustrado com a tentativa de uma aplicação consequente das doutrinas mercantilistas. Essa fórmula geral se concretizou em uma série de medidas."
Ao assumir o cargo de primeiro-ministro, Marquês de Pombal
a)
não levou em consideração as estruturas do rápido desenvolvimento inglês, o desenvolvimento econômico de Portugal adotou uma perspectiva própria e suplantou a economia inglesa.
b)
desprezou o despotismo esclarecido e adotou práticas eminentemente mercantilistas.
c)
estava convencido de que o desenvolvimento de manufaturas em Portugal era o caminho mais seguro para a superação da grave crise econômica que assolava o país.
d)
enxergou na independência das áreas coloniais o caminho para o progresso econômico de Portugal, uma vez que estabeleceria com os novos países uma relação de livre-concorrência.
e)
visava se tornar o próximo rei de Portugal, mesmo não tendo nenhuma relação de hereditariedade com o monarca D. José I, sendo este sucedido por D. João VI.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
alternativa c estava convencido....etc.....
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás