Geografia, perguntado por Elisenn014, 1 ano atrás

Até recentemente empregavam se as expressões "Primeiro mundo" , "Segundo mundo" e "Terceiro mundo" para designar três conjuntos de países do mundo. Explique o que eram e por que não há mais sentido em referir se ao Segundo mundo.

Soluções para a tarefa

Respondido por NixsonLaura
4
Empregava tais expressões por conta do desenvolvimento de cada país, ou seja, se um país não é desenvolvido tecnologicamente e economicamente era denominado como 3 mundo e países em desenvolvimento é denominado 2 mundo e os desenvolvidos países de 1 mundo.
OU 
De acordo com a Teoria dos Mundos: 

O Primeiro Mundo => também chamado de grupo dos países desenvolvidos, é composto por países que possuam fortes economias e altos indicadores sociais, tais como qualidade de vida, por exemplo. Deve-se notar que o termo "Primeiro Mundo", segundo a Teoria dos Mundos, foi originalmente usada para descrever países com fortes economias.Parte da Europa e da América são fortes exemplos disso.Nem sempre os paises mais ricos são os mais desenvolvidos capitalistas, sendo o termo Segundo Mundo usado para descrever países comunistas em geral, embora o uso deste último termo tenha quase desaparecido após a queda do comunismo na ex-União Soviética e na Europa Oriental. 

Segundo Mundo => são as nações do antigo bloco socialista constituiriam o Segundo Mundo, por exemplo, a antiga União Soviética. 

Terceiro Mundo => Nações de economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento. Aplica-se, geralmente às nações pobres da América Latina, da África e da Ásia. 

Atualmente é mais comum a classificação em:- 

* Desenvolvidas: são as nações que compõem o antigo Primeiro Mundo. São ricas, industrializadas, democráticas e com alto índice de desenvolvimento humano. Exemplos: Estados Unidos, Noruega, Suécia, Dinamarca, Japão, Alemanha, Austrália, Portugal, Itália. 

* Emergentes: são nações ricas e industrializadas (ou exportadoras de petróleo), mas que aindam apresentam problemas sociais e econômicos. São em sua maioria democráticas, mas existem notáveis exceções, como a China. Exemplos: Argentina, Rússia, China, Índia e Brasil. 

* Subdesenvolvidas: são as nações pobres, com baixo desenvolvimento humano, alta dependência externa e economia primária. A maioria delas vive sob regimes não-democráticos. Exemplos: Afeganistão, Serra Leoa, Albânia, Haiti. 

Perguntas interessantes