Até poucas décadas atrás, dominou uma perspectiva historiográfica que considerava os indígenas como "povos sem história" ou "sociedades frias" ou "estáticas". Hoje há uma revisão dessa perspectiva com base em novas evidências arqueológicas e em pesquisas antropológicas, que sustenta que
Soluções para a tarefa
As novas pesquisas evidenciam que os povos indígenas não só possuem uma história e uma cultura como fizeram esforços para preservá-la, de modo que a postura ocidental em relação aos povos indígenas diz mais sobre os ocidentais que sobre os nativos.
Os povos nativos eram considerados "sem história" pois não desenvolveram língua escrita, o que, na perspectiva ocidental, significa impossibilidade de registro. A história nativa, contudo, foi preservada oralmente e em utensílios que criaram, de modo que uma pesquisa mais detalhada revelou que mudaram com o passar do tempo e guardam uma memória sobre sua ancestralidade que é detalhada e profunda.
Resposta:
no Brasil houve sociedades complexas antes da chegada dos portugueses. Após o contato desenvolveram diversas estratégias para lidar com o processo de conquista, mostrando sua capacidade como sujeitos históricos.
Explicação: