Até o início da década de 1970 a preocupação dos profissionais de saúde em estabelecer uma classificação das doenças, com o objetivo de uniformizar informações sobre a saúde (diagnósticos, incapacidades, razões para contatar o serviço de saúde, análise da prevalência das doenças e cuidados oferecidos à população), influenciou na percepção e conceituação das deficiências mantendo-as diretamente ligadas ao modelo médico. Analise as afirmativas e indique a alternativa correta:
Este é um modelo de deficiência que busca um “padrão de normalidade” do funcionamento físico, intelectual e sensorial, indicando que enquanto a pessoa estiver em busca da “cura”, a mesma permanecerá dependente, e dessa forma sua independência poderá nunca ocorrer.
A - O modelo médico pressupões que a sociedade é a maior responsável pelas desvantagens da pessoa com deficiência, propondo maneiras de minimizar o impacto da deficiência na vida dessa pessoa.
B - Este é um modelo de deficiência que visa a manutenção da saúde da pessoa com deficiência.
C - Este é um modelo que prima pela cura da pessoa com deficiência voltado para a conscientização e a promoção de uma rede de apoios constituída pela sociedade.
D - O modelo médico de deficiência pressupõe a melhora do funcionamento dessas pessoas a partir de intervenções médicas e sociais.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta sobre o modelo médico e de deficiência apresentado é a alternativa A.
O modelo de deficiência em questão nos diz que a deficiência que busca um “padrão de normalidade” do funcionamento físico, intelectual e sensorial, indicando que enquanto a pessoa estiver em busca da “cura”, a mesma permanecerá dependente, e dessa forma sua independência poderá nunca ocorrer.
Em outras palavras, esse modelo diz que enquanto a pessoa não aceitar a sua deficiência ela nunca poderá ser independente pois sempre estará tentando atingir o "padrão de normalidade" e, com isso, dependerá de outras pessoas para fazer essas atividades "normais".
Assim, esse modelo médico pressupõe que a sociedade é a maior responsável pelas desvantagens da pessoa com deficiência, propondo maneiras de minimizar o impacto da deficiência na vida dessa pessoa.
Isso ocorrendo sem a busca pela cura da pessoa com deficiência, através de intervenções médicas, por exemplo. E sim, como uma melhor adequação social para ela.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Resposta:
Este é um modelo de deficiência que busca um “padrão de normalidade” do funcionamento físico, intelectual e sensorial, indicando que enquanto a pessoa estiver em busca da “cura”, a mesma permanecerá dependente, e dessa forma sua independência poderá nunca ocorrer.
Explicação:
AVA