Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era chamado de Muro da Vergonha. Esse muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. O fim desse muro, em consequência do fim da Guerra Fria e da União Soviética, não significou o fim dos muros. Em período mais recente, outros Muros da Vergonha foram erguidos. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre a localização e as características desses novos muros. Origem: FGV
Soluções para a tarefa
Opções:
a) Postos militares de controle entre Peru e Equador, devido à migração de peruanos em busca de trabalho nas empresas de petróleo no Equador, causando conflitos com a população local.
b) Muros e arames farpados cercam Ceuta e Mellila, enclaves espanhóis no norte da África, para evitar a entrada de africanos que tentam migrar para o continente europeu.
c) Fechamento das fronteiras entre Canadá e Estados Unidos, na tentativa de barrar a entrada de canadenses de origem árabe, vinculados a grupos considerados terroristas.
d) A China reivindica o fim do muro que separa a cidade de Hong Kong, enclave britânico na Ásia, do resto do país, e o livre acesso de seus cidadãos através da fronteira.
e) O muro de proteção, construído por Israel, impede a entrada de árabes que buscam empregos na Cisjordânia e Faixa de Gaza
Resposta letra B
Por causa do processo migratório que é um dos problemas da Europa no momento, há a presença de muros que impedem a entrada de imigrantes nos países europeus.
As imigrações tem sido bastante recorrente em vários lugares. Muitas pessoas deixam seus países por causa de guerras e em busca de novas opções de vida.
Os países que estão recebendo tais imigrantes não sabem lidar com a situação que as vezes sai do controle, por isso, acabam construindo novos muros da vergonha, uma forma de separar um povo do outro e lidar com os problemas.