Ed. Física, perguntado por JhonathaRH, 10 meses atrás

ATD2

Os pais de uma menina de 5 anos de idade sem qualquer tipo de deficiência, ao observarem que outras crianças, na mesma faixa etária, apresentavam habilidades motoras básicas bem mais desenvolvidas em relação à sua filha, resolveram, com o consentimento de médico pediatra, inseri-la em alguma prática de atividade física.

Como futuro profissional de Educação Física, como você orientaria esses pais quanto às expectativas de contribuições em relação aos aspectos motores, cognitivos e sociais de determinada(s) prática(s) no âmbito da referida faixa etária e, ainda, sobre como seria o processo de iniciação dessa(s) prática(s)?



Observações:

Perceba que a questão contempla duas perguntas.

Observe as normas da Língua Portuguesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por jessycapggatinha
1

Resposta:

 O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear, às mudanças que vão se produzindo ocorrem de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e se superpondo. Durante a evolução a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu desenvolvimento de modo particular.

Acompanhamos a construção de sua personalidade respeitando que em cada idade há um jeito próprio de se manifestar. Tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, podem ser geradores de futuros conflitos. Cabe à família e a escola conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil. A criança se desenvolve através do movimento, ao executar diferenciadas formas de se movimentar, ela melhora a coordenação e a precisão da ação, podendo trabalhar com a sua imaginação em brincadeiras e jogos simbólicos, pois as mudanças mais acentuadas ocorrem nos primeiros anos de vida. A importância do movimento no desenvolvimento motor infantil de 4 a 5 anos, pois é através dele que a criança realiza as aquisições de outras habilidades importantes, dando ao mesmo tempo uma base para o desenvolvimento em outras áreas: cognitiva, social afetivo e principalmente motor.

Explicação:

Perguntas interessantes