Assunto: Análise combinatória
Leia o texto a seguir para responder às questões 3 e 4.
A ciência que estuda as cores é chamada de colorimetria. Ela é responsável por desenvolver métodos de quantificação da cor e de estudo do tom (que identifica a cor como azul, verde, amarela, etc.), da saturação (mostra se a cor é natural ou artificial) e da intensidade (força da cor). Cientistas e artistas se dedicaram ao estudo da harmonia cromática, surgindo, assim, a teoria da cor por Goethe e Newton.
Uma maneira de classificar as cores é em relação ao fato de ela ser pura ou misturada. Cores primárias são as cores puras (amarelo, azul e vermelho), as secundárias são mistura de duas cores primárias e as terciárias são a mistura de uma primária e uma secundária.
Com o avanço da tecnologia de impressão foi criado o padrão de cores CMYK (Ciano, Magenta, Yellow e Black), consideradas as cores primárias. Apesar da divergência dos estudiosos da área, há uma classificação das cores desse padrão: as cores primárias são ciano, magenta, amarelo e preto; as cores secundárias são a mistura de duas cores primárias; as cores terciárias são a mistura de duas cores secundárias e as cores quaternárias são a mistura de duas cores terciárias.
Nessa classificação as cores são misturadas na mesma quantidade. Caso sejam misturadas em quantidades diferentes, gerariam as mesmas cores, porém, com intensidades diferentes, aumentando significativamente a quantidade de cores.
Fonte: Adaptado de . Acessado em 13/09/2012.
Levando em consideração as informações do texto, quantas cores existem no padrão CMYK, sendo que são misturadas na mesma proporção?
a) 75
b) 140
c) 105
d) 150
e) 130
Usuário anônimo:
15 esta certo, marquei aqui!
Portanto, ambas estão corretas: 15 para a questão 19 e,
130 para a questão 12.
Soluções para a tarefa
Respondido por
52
Resposta: 130
Anexei print.
Anexei print.
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás