Assolado pela miséria, superpopulação e pelos flagelos mortíferos da fome e das guerras civis, a situação de praticamente todo o continente africano é, neste momento de sua história, catastrófica. Este quadro trágico decorre:
A- de fatores conjunturais que nada têm a ver com a herança do neocolonialismo, uma vez que a dominação colonial europeia se encerrou logo após a segunda guerra mundial
B- exclusivamente de um fator estrutural, posterior ao colonialismo europeu, mas interno ao continente, que é o tribalismo, que impede sua modernização.
C- da inserção da maioria dos países africanos na economia mundial como fornecedores de matérias-primas cujos preços têm baixado continuamente.
D- exclusivamente de um fator estrutural, externo ao continente, a espoliação imposta e mantida pelo Ocidente que bloqueia a sua autodeterminação
E da herança combinada de tribalismo e colonialismo, que redundou na formação de micro-nacionalismos incapazes de reconstruir antigas formas de associação bem como de construir novas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
151
Com a exploração da África tanto para a exportação de escravos durante o colonialismo do século XVI ao XIX, quanto com a exploração dos mercados consumidores e divisão artificial dos territórios, deixou marcas estruturais que impossibilitaram a retomada das relações anteriores.
Por isso, a divisão artificial forçou com que tribos inimigas fossem obrigadas a conviver no mesmo território político, trazendo problemas como guerra civil e entre outros.
A alternativa correta é a E.
pedrocmattioli:
valeu :D
Respondido por
43
Resposta:
Letra E é a correta
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás