Ruanda e Burundi são dois países vizinhos, habitados por duas etnias historicamente rivais: os tutsis e os hutus. No século XIX, a região foi colonizada pelos alemães, e os tutsis, que eram minoria, ganharam status de elite privilegiada, com acesso às Forças Armadas, à educação e à administração colonial. Após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, esses territórios passaram para o domínio belga, que fomentou a criação de uma elite hutu.
Ruanda tornou-se uma república governada pelos hutus; Burundi, uma monarquia tutsi. Os dois países se tornaram independentes em 1962. Perseguidos em Ruanda, os tutsis se refugiavam no Burundi. Com a derrubada da monarquia em 1965, Burundi também se tornou uma república, ainda sob o poder dos tutsis.
A rivalidade entre os dois povos atingiu o apogeu na década de 1990. Em abril de 1994, os presidentes de Ruanda e de Burundi – ambos da etnia hutu – morreram na queda do avião em que viajavam. A suspeita de que o acidente tenha sido provocado por um atentado aumentou a tensão, levando o conflito entre hutus e tutsis a assumir proporções devastadoras. Em Ruanda, 800 mil tutsis foram mortos entre abril e julho de 1994; outros 2,3 milhões refugiaram-se em países vizinhos.
AZEVEDO, Gislaine; SERIACOPI, Reinaldo. História: passado e presente. São Paulo: Ática, 2016. Vol. 3. p. 160.
A partir dos seus conhecimentos selecione a alternativa correta:
A- A disputa entre esses dois grupos sempre existiu logo não está relacionada ao processo de colonização.
B-Os conflitos étnicos africanos estão relacionados a disputas tribais que foram potencializadas por brigas por recursos econômicas e pela influência europeia.
C- O conflito étnico entre os africanos não sofre nenhuma interferência de tensões religiosas.
D- As causas dos conflitos étnicos na África são relacionadas apenas a questões tribais não tendo nenhuma influência da economia.
E- Os europeus não estão relacionados aos conflitos étnicos presentes no continente africano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Sobre os conflitos no continente africano, temos que a resposta certa é a: B-Os conflitos étnicos africanos estão relacionados a disputas tribais que foram potencializadas por brigas por recursos econômicas e pela influência europeia.
Isso porque os referidos conflitos ocorreram tanto tendo em vista as disputas locais como também a interferência dos europeus no processo de colonização.
Importante notar assim que a colonização africana colocou várias tribos rivais dentro de um mesmo país o que gerou conflitos.
espero ter ajudado!
Respondido por
2
Resposta:
B
Explicação:
O genocídio praticado pelas nações europeias contra os grupos étnicos africanos que se rebelaram em prol da independência de seus países.
Perguntas interessantes