Química, perguntado por brunarosa5668, 1 ano atrás

associe os pares de compostos dos dois grupos com o tipo de isomeria existente entre eles brsily

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferssantos92
50

Olá. Anexei uma figura com a pergunta completa, inclusive as duas colunas :)


I) Na primeira molécula, temos o elemento enxofre logo após o primeiro carbono. Na segunda molécula, o elemento S está após o segundo carbono. Notamos que houve apenas uma mudança na posição do heteroátomo (qualquer elemento diferente de H entre um carbono e outro). Assim, a isomeria existente entre as duas moléculas é isomeria de compensação.


II) Na primeira molécula, temos um composto de cadeia fechada. Na segunda molécula temos um composto de cadeia aberta. Como tivemos uma alteração no tipo de cadeia, podemos concluir que a isomeria existente entre as duas moléculas é isomeria de cadeia.


III) Na primeira molécula, temos um composto em que os dois elementos de cloro estão vizinhos. Na segunda molécula, há um espaçamento entre um átomo de cloro e outro. Percebemos que só foi alterada a posição do elemento cloro. Assim, temos uma isomeria de posição.


IV) Na primeira molécula, temos um álcool (OH), e na segunda molécula temos um éter (C - O - C). Portanto, temos um caso de isomeria de função.


Assim, a sequência correta que liga a coluna da esquerda à coluna da direita é:


I - 2, II - 3, III - 4, IV - 1. A alternativa correta é a letra D.


Bons estudos ;)



Anexos:
Respondido por vIkeda
0

Observando a fórmula estrutural dos compostos e as possibilidades de isomerias, pode-se afirmar que a correta relação entre eles é I-2; II-3; III-4; IV-1. Portanto, a alternativa correta que deve ser assinalada é a opção D).

Como determinar o tipo de isomeria presente nas duas moléculas a partir da fórmula estrutural?

Para determinar o tipo de isomeria, devemos observar o que há de diferente na posição dos átomos entre os dois compostos. Para isso, temos que:

  • 1. Pode-se observar que há a apenas a mudança da posição do heteroátomo (Enxofre) entre as duas moléculas. Portanto, se trata da isomeria de compensação.
  • 2. Pode-se observar que há a apenas a diferença na forma da cadeia (cadeia aberta e fechada) entre as duas moléculas. Portanto, se trata da isomeria de cadeia
  • 3. Pode-se observar que a diferença entre as duas moléculas é a posição do átomo de Cloro. Portanto, se trata da isomeria de posição.
  • 4. Pode-se observar que a diferença entre as duas moléculas é a função orgânica (um é álcool, o outro é éter). Portanto, se trata da isomeria de função.

Saiba mais sobre isomeria em: brainly.com.br/tarefa/51255343

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes