Associe os acidentes pela severidade das lesões sofridas pelo acidentado classificados pela NBR 14280:2001: (A) Lesão sem afastamento (B) Incapacidade temporária total (C) Incapacidade permanente parcial (D) Lesão com afastamento (1) Lesão não incapacitante ou lesão sem perda de tempo é a lesão pessoal que não impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que não haja incapacidade permanente. (2) Redução parcial da capacidade de trabalho, em caráter permanente que, não provocando morte ou incapacidade permanente total, é causa de perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer redução permanente de função orgânica. (3) Lesão incapacitante ou lesão com perda de tempo é a lesão pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente ou de que resulte incapacidade permanente. (4) Perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, excetuadas a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total. Assinale a alternativa que reúne a CORRESPONDÊNCIA CORRETA entre os itens das colunas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A1, B4, C2 e D3.
Explicação:
Lesão sem afastamento (lesão não incapacitante ou lesão sem perda de tempo): Lesão pessoal que não impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que não haja incapacidade permanente.
Incapacidade temporária total: Perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, excetuadas a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total.
Incapacidade permanente parcial: Redução parcial da capacidade de trabalho, em caráter permanente que, não provocando morte ou incapacidade permanente total, é causa de perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer redução permanente de função orgânica.
Lesão com afastamento (lesão incapacitante ou lesão com perda de tempo): Lesão pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente ou de que resulte incapacidade permanente.
Nota - Esta lesão pode provocar incapacidade permanente total, incapacidade permanente
parcial, incapacidade temporária total ou morte.