Associe o final do governo Vargas à polarização do Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Queda dos governos centrais e autoritários na Europa ocidental.
Explicação:
Não só na queda, mas em toda a trajetória do governo Vargas foi marcada por uma polarização de teor coletivista.
Durante o governo Vargas justificou seus atos autoritários alegando um período vermelho, o tão utilizado atualmente anti-comunismo e em paralelo ao governo Vargas haviam dois grupos ideológicos bastante populares em com força ideológica bastante significativa, eram eles a aliança nacional libertadora (anl) e ação integralista brasileira (aib).
A primeira anl era basicamente composta por socialistas, cooperativistas, comunistas e trabalhistas e era influenciada pela acessão do movimento revolucionário russo que posteriormente se estruturou na URSS(união das repúblicas soviéticas). Enquanto a a aib era muito influenciada pelo fascismo italiano e pregava uma maior valoração da família.
Após o ataque kamikaze(deus do vento em japonês) em pearl harbor o EUA entra na segunda grande guerra e exige uma posição dos países da América latina, até então em sua maioria neutros, o Brasil fica ao lado dos aliados e após o final da guerra Vargas perde suas forças pois como um autoritário tinha mais semelhanças aos movimentos centrais e foi deposto por militares membros do seu próprio governo.
(esse contexto e do Estado novo, lembrando que Vargas foi presidente novamente, desta vez eleito democraticamente, porém se suicidou antes de completar o mandato.)