Pedagogia, perguntado por larissajheniffersnts, 1 ano atrás

) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações ( ) Brasileiros e portugueses nem sempre se entendem porque eles falam línguas diferentes. ( ) A gramática descritiva costuma descrever normas e regras para o uso correto da língua. ( ) De acordo com a concepção dialógica de língua, a aprendizagem da leitura pode ser definida como a capacidade de decodificar letras e sons. ( ) Analfabeto funcional é a condição de muitos brasileiros que, mesmo tendo aprendido a ler e escrever, são incapazes de fazer uso das práticas de escrita. ( ) A língua é um sistema vivo e dinâmico porque se perpetua e se renova pelas constantes manifestações dos homens, admitindo diversas formas de variação. ( ) Toda língua é linguagem, mas nem todas as linguagens são línguas. ( ) As línguas são sistemas estáveis já que todos os significados dos idiomas estão devidamente registrados nos dicionários. ( ) Quando aprendem a falar, as crianças já interiorizam uma gramática que organiza a sua produção linguística. ( ) É possível encontrar pessoas alfabetizadas pouco letradas, mas é impossível encontrar pessoas analfabetas letradas. ( ) A fala ou a escrita de cada pessoa, em cada momento, é uma produção linguística singular, construída em função de contextos, interlocutores e propósitos específicos. No entanto, ela está sempre relacionada com uma ampla esfera discursiva, isto é, vinculada a outras manifestações linguísticas da sociedade.


leandrodavijespecw85: Olá, você tem as respostas? Por gentileza
lucianaportela10: RESPOSTA ITEM 2 FALSA. Descritiva: A gramática descritiva é uma gramática que se propõe a descrever as regras de como uma língua é realmente falada, a despeito do que a gramática normativa prescreve como "correto".

Soluções para a tarefa

Respondido por raquelyarapeg0iq
13

1)F

2)V

3)V

4)F

5)V

6)F

7)V

8)F

9)V

10)V


lucianaportela10: RESPOSTA ITEM 2 FALSA. Descritiva: A gramática descritiva é uma gramática que se propõe a descrever as regras de como uma língua é realmente falada, a despeito do que a gramática normativa prescreve como "correto".
Respondido por makmorales
24

Olá,

1) Falso. Portugueses e brasileiros falam a mesma língua, a língua portuguesa.

2) Verdadeiro. A gramática descritiva evidencia quais são as normas e regras da língua portuguesa.

3) Verdadeiro. Para a concepção dialógica de língua a leitura se baseia na capacidade de interpretar as letras e os sons que elas remetem.

4) Verdadeiro. O Analfabeto funcional é aquele que, apesar de ler e escrever, não compreende textos.

5) Verdadeiro. Podemos considerar a língua um sistema vivo e dinâmico porque ela atua como um organismo, que sempre evoluiu ao longo do tempo, modificando-se.

6) Verdadeiro. A língua é basicamente um código que tem a palavra como seu principal elemento. A língua nada mais é do que uma linguagem verbal.  Ou seja, a língua é linguagem, mas a linguagem (forma de comunicação) nem sempre é língua, a exemplo de uma pintura, que é uma linguagem humana, mas não é língua.

7) Falso. As línguas não são sistemas estáveis, visto que elas se modificam ao longo do tempo, sendo que algumas palavras, termos e expressões caem em desuso, enquanto outras surgem.

8)  Falso. As crianças aprendem a mecânica da língua e o modo de falar aos poucos, mas não a gramática, que é aprendida na escola.

9) Falso. Letramento não é alfabetismo, letramento é a capacidade de uma pessoa compreender o mundo à sua volta e se comunicar, sendo que existem analfabetos que são pessoas letradas, estabelecem uma comunicação eficiente para suas vidas e com outras pessoas.

Fonte, autora Magda Soares "a pessoa que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita se torna letrada, mesmo analfabeta.".

10) Verdadeiro. A fala ou a escrita de uma pessoa trata-se de uma produção linguística singular.

Abraços!


aninhabigboys: muito obrigada
cabralf: a F ,b F ,c F ,d V,e V ,f V,g F ,h V ,i F ,j V ......GABARITO
Perguntas interessantes