Assinale V para Verdadeiro e F para Falso com relação à situação do Brasil no começo do século XX:
(A) O advento da Primeira Guerra Mundial, que impediu algumas nações de manterem sua produção industrial, contribuiu para acelerar o processo de industrialização no Brasil; o País passou a fabricar produtos e exportá-los.
(B) Os trabalhadores, especialmente os imigrantes que chegavam em levas ao Brasil, foram os mais favorecidos com o desenvolvimento da indústria brasileira, o que favoreceu ao apaziguamento dos núcleos sindicalistas desejosos de deflagrarem greves pelo País.
(C) Diante de um clima conturbado e de grandes transformações no País, as duas primeiras décadas do século XX foram representadas em por escritores como Euclides da Cunha, Lima Barreto e Graça Aranha.
(D) Crises políticas e econômicas eclodem no Brasil no período que vai da consolidação da Primeira República até a posse do primeiro presidente civil, Prudente de M orais, com a chamada política do café com leite.
Soluções para a tarefa
( ) O advento da Primeira Guerra Mundial, que impediu algumas nações de manterem sua produção industrial, contribuiu para acelerar o processo de industrialização no Brasil; o País passou a fabricar produtos e exportá-los. [Verdadeiro, pois a primeira guerra atingiu os principais países industrializados da época]
( ) Os trabalhadores, especialmente os imigrantes que chegavam em levas ao Brasil, foram os mais favorecidos com o desenvolvimento da indústria brasileira, o que favoreceu ao apaziguamento dos núcleos sindicalistas desejosos de deflagrarem greves pelo País. [Falso, pois os imigrantes lutaram bravamente para a criação dos direitos trabalhistas, havendo, inclusive um forte viés anarquista].
( ) Diante de um clima conturbado e de grandes transformações no País, as duas primeiras décadas do século XX foram representadas em por escritores como Euclides da Cunha, Lima Barreto e Graça Aranha. [Correto, pois os livros desses autores retratavam os desafios brasileiros nesse período].
( ) Crises políticas e econômicas eclodem no Brasil no período que vai da consolidação da Primeira República até a posse do primeiro presidente civil, Prudente de Morais, com a chamada política do café com leite. [Falso, pois o governo dele foi de 1894-1898].