Filosofia, perguntado por solangeramos503, 8 meses atrás

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) que fazem correspondência
definição de dogmas, sob o ponto de vista da instituição religiosa:
O
não possuem relação com a fé
O
são constantemente questionados
o
são verdades irrefutáveis mantidas pela fé
O
são entendidos pelo principio da refutabilidade
O
não são questionados ou colocados em dúvida​

Soluções para a tarefa

Respondido por tcristina00007
58

Resposta: alternativa C e E

Explicação:

C) são verdades irrefutáveis mantidas pela fé

E) não são questionados ou colocados em dúvida


KenediRuan2019: Mais Só Da Pra Marca 1 Só
fabyanasalles06: A letra C é a correta
gluizstephan: obrigado
Respondido por AnthonioJorge
0

Os dogmas possuem relação com a fé, não são constantemente questionadas, são irrefutáveis e não são colocados em dúvida. Portanto, a alternativa C é a correta: são verdades irrefutáveis mantidas pela fé.

Contudo, a análise da origem dos dogmas mostra uma diversa quantidade de debates e análises que formaram o dogma. O período em que nascem os dogmas da fé cristã, a mais propagada na história da civilização ocidental, é a Patrística.

Patrística é a época da constituição da dogmática cristã (dogma é uma conclusão: e só existem dogmas onde há razão para promulga-las). Não se trata de um fechamento do dogma em contraposição à uma suposta abertura proporcionada pelo discurso científico: o discurso cientifico todo comprovado fecha a discussão.

O que o dogma impõe é um amor a certos símbolos por trás dos quais você vislumbra uma realidade transcendente que criam uma fidelidade pessoal a ideais que você entrevê como uma filigrana através dos símbolos. A obediência do fiel é um ato de amor, não um ato de sacrifício.

Para se defender dos ataques intelectuais, o cristianismo usa dos instrumentos mentais ao seu alcance: os conceitos filosóficos gregos (instrumentos de apologética eles se tornam.).

Santo Agostinho, principal nome da Patrística assiste o desmembramento de Roma – a queda dos padrões morais. Ele tem uma das reações filosóficas mais puras e tipicamente socráticas. Não usa os dogmas da fé como respaldo à desordem do mundo: ele busca um fundamento e encontra um muito filosófico: o eu pensante, muito antes de Descartes. Em nenhum momento, Agostinho confunde o conteúdo da fé religiosa com as condições da sua credibilidade na alma humana.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/20396823

Anexos:
Perguntas interessantes