História, perguntado por nfgama2105, 10 meses atrás

Assinale a alternativa que explica a importância do rádio durante o Estado Novo (1937-1945). a) O rádio era um bem de consumo de fácil acesso, portanto um meio de comunicação de massa. b) O rádio divulgava, em todo o território nacional os novos produtos que surgiam com a industrialização. c) O rádio levava as mensagens de Vargas ao povo brasileiro, criando uma imagem positiva do presidente. d) O rádio contribuiu para popularizar a música norte-americana em todo o país. e) O rádio foi responsável pela divulgação de programas jornalísticos, diante da falta de novelas e programas humorísticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelsanara05m
12

Resposta é a letra C)

Explicação:

Com a transmissão atingindo um grande número de pessoas, Vargas resolveu explorar o rádio e passou a utilizá-lo como um grande aliado político sendo um meio de divulgação de seu governo interna e externamente, forma de repressão e controle de informações feitas pelo Estado(através do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda)

Respondido por EduardoPLopes
3

É correta a alternativa C, já que no contexto do Estado Novo, em específico, o rádio era a principal ferramenta de propaganda do governo para garantir o apoio da maior parte da população às decisões do Estado.

O Estado Novo foi um período ditatorial de nossa história, tendo sido "inaugurado" por meio da falácia do Plano Cohen, um documento forjado e que serviu de justificativa para que todos os partidos no Brasil que não fosse o partido do governo fossem proibidos de funcionar. Neste período todas as produções culturais brasileiras, dentre elas as de rádio, eram duramente fiscalizadas pelo governo para sempre elogiarem os governantes.

Mais sobre o período em:

https://brainly.com.br/tarefa/6872454

Anexos:
Perguntas interessantes