História, perguntado por laulope, 10 meses atrás

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as principais prerrogativas do grupo que fundou a revista dos Annales:


Uma história-problema; uma produção voltada para a dimensão do político; a colaboração interdisciplinar.


Uma história narrativa; uma produção voltada para os aspectos econômicos; a colaboração interdisciplinar.


Uma história-problema; uma produção voltada para todas as atividades humanas; a colaboração interdisciplinar.


Uma história do acontecimento; uma produção voltada para todas as atividades humanas; a colaboração entre história e sociologia.


Uma história narrativa; uma produção voltada para os aspectos culturais; a colaboração entre história e antropologia.

Soluções para a tarefa

Respondido por sousafernanda398
0

Explicação:

O problema histórico: uma revolução epistemológica.

Nos anos trinta, os historiadores franceses Marc Bloch e Lucien Febvre se engajar em uma luta intelectual contra os historiadores profissionais e positivista e seu líder, Charles Seignobos.

A fundação, em 1929, a revista Annals of história econômica e social, sinaliza o início da revolução.

Contra a história fatual, cronológica e crítica política pelo sociólogo Simiand no início do século, esses historiadores irá propor uma nova forma de história fundada no primado da questão sobre o evento: o problema da história. A grande mudança é epistemológico.

Marc Bloch (1886-1944)

Lucien Febvre (1878-1956)

Promover multidisciplinar (economia, demografia, sociologia, geografia, antropologia), a renovação do foco (tudo é história) e da diversificação das fontes (material escrito, oral), a nova história está dando atenção prioritária aos grupos – e não os indivíduos – de estruturas sócio-econômicas e fenômenos mais geral que evoluíram lentamente – ao invés de eventos. Forma narrativa que estabelece os fatos e as ordens sem explicação, sem causa ou hipótese anterior, sem escolher ou fazer o objeto pertence a uma história positivista que devemos abandonar. Assim, os fatos não são dadas, mas construídas pelo historiador em termos de uma hipótese, questionando, problema, muitas vezes definido a partir desta solicitação. Para ser verdadeiramente científico, o historiador deve, segundo eles, dar destaque para a teoria, para explicar os fenômenos e, a longo prazo.

÷÷

Perguntas interessantes