Biologia, perguntado por cvtudescocatia, 1 ano atrás

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicação para a interação ecológica observada:

(A) O peixe-piloto se prende próximo à boca do tubarão, aproveitando os restos de alimento dele. Trata-se de um parasitismo, pois o peixe-piloto alimenta-se dos restos alimentares do tubarão, causando-lhe prejuízo.

(B) Alguns protozoários conseguem digerir a celulose e, por isso, vivem apenas no sistema digestório dos cupins, que não conseguem digerir a celulose da madeira (seu alimento) por conta própria. Trata-se de uma cooperação, pois tanto o cupim como os protozoários se beneficiam em tal relação, mas ambos não necessitam dela para sobreviver.

(C) Os pulgões se alimentam da seiva de plantas, sugando-a. Trata-se de um caso de predatismo realizado pelos pulgões, já que boa parte da seiva da planta é retirada, causando-lhe sérios prejuízos.

(D)O pássaro-palito se alimenta de restos de comida e de sanguessugas normalmente encontradas na boca de crocodilos que vivem na margem do rio Nilo, no Egito. Esses crocodilos ganham assim uma “higiene bucal”. A interação entre o pássaro-palito e o crocodilo é uma cooperação, pois apesar de benéfica para ambos, não é obrigatória para a sobrevivência.

Soluções para a tarefa

Respondido por estevaonasc2
13

Resposta: D

Explicação:

Letra A: Incorreta, pois trata-se de um comensalismo clássico ou alimentar, uma relação harmônica em que uma espécie é beneficiada e outra é indiferente.

Letra B: Incorreta, pois trata-se de um mutualismo, relação harmônica obrigatória.

Letra C: Incorreta, pois trata-se de um parasitismo ao ocorrer a retirada de alimento de um hospedeiro.

Letra D: Correta.


cvtudescocatia: valeu!!! obg
Perguntas interessantes