Assinale a alternativa que apresenta CORRETA e RESPECTIVAMENTE os nomes do bispo e do presidente do estado da Bahia no ano (1897) em que o Arraial de Canudos foi devastado pelas forças militares federais. a. D. Duarte Costa e Altino Arantes. b. D. João Batista Guidi e Rodrigues Lima. c. D. Marcio Thomas Bastos e Aurélio Miguel. d. D. Manoel dos Santos e Floriano Peixoto. e. D. Jeronimo Tomé da Silva e Luiz Vianna.
Soluções para a tarefa
Olá!
Antes de chegarmos à resolução, vamos lembrar o que foi a Guerra de Canudos.
Arraial de Canudos foi cenário de um dos maiores massacres da história brasileira.
Tal conflito teve início em 1896, envolvendo sertanejos pobres sob a liderança de Antônio Conselheiro e o Exército Brasileiro sob o comando do presidente Prudente de Morais.
A Comunidade de Belo Monte, até então assim denominada, abrigava sertanejos, negros, índios, mendigos, enfim, pessoas que viviam à margem da sociedade baiana na época; e que se organizaram nessa comunidade com o intuito de fugir da fome, da seca e das condições miseráveis em que viviam.
Por sua organização e liderança marcantes, a Comunidade de Belo Monte tornou-se a segunda maior “cidade” da Bahia, ficando atrás somente de Salvador, a capital.
Preocupados com a perda de mão de obra barata em seus campos agrários, com o iminente levante do povo inspirados pelos ideais de liberdade e pela presença religiosa de Antônio Conselheiro; a elite agrária, a Igreja e o Exército trataram de guerrear com esta população tão sofrida e miserável, causando um verdadeiro massacre.
Nesse ínterim, destacamos os nomes de Dom Jeronimo Tomé da Silva e Luiz Vianna, respectivamente, como Bispo e Presidente do Estado da Bahia, em 1897, quando atuaram no extermínio da população de Arraial de Canudos.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
D. Dom Jeronimo Tomé da Silva e Luiz Vianna
Explicação: