Assinale a alternativa que apresenta as principais características do modelo toyotista:
a.
Extração intensa do trabalho combinado, descanso semanal não remunerado, produção por linha de montagem.
b.
Extração intensa do trabalho combinando, trabalho em equipe, envolvimento do controle sindical, círculos de qualidade.
c.
Crescimento reduzido da indústria, extração intensa do trabalho, emprego vitalício.
d.
Emprego vitalício, produção com variedades reduzidas, círculo de qualidade.
e.
Círculos de qualidade, processo inflexível, princípio just in time, trabalho em equipe.
Soluções para a tarefa
Analisando as alternativas:
Letra A está errada! A questão nos diz sobre a extração intensa do trabalho combinado, descanso semanal não remunerado, produção por linha de montagem. A questão é errada porque a produção por linhas de montagem era do modelo fordista.
Letra B está errada! A questão fala que no Toyotismo havia extração intensa do trabalho combinando, trabalho em equipe, envolvimento do controle sindical, círculos de qualidade. O erro se encontra porque o Toyotismo foi a época de maior desregulamentação dos direitos trabalhistas, logo não havia um controle sindical.
Letra C está errada! Houve um crescimento significativo da indústria, ao contrário do crescimento reduzido da indústria, extração intensa do trabalho, emprego vitalício, como fala a alternativa.
Letra D, está correta! O emprego vitalício, produção com variedades reduzidas, círculo de qualidade, são características do modelo Toyotista.
Letra E, está errada, no modelo toyotista a produção era flexibilizada, diferente do que fala a questão quando afirma que o processo era inflexível.
Resposta: Letra D
RESPOSTA CORRETA: B) Extração intensa do trabalho combinando, trabalho em equipe, envolvimento do controle sindical, círculos de qualidade.