Assinale a alternativa incorreta:
1 ponto
A regionalização do mundo torna possível compreender como um fenômeno se distribui no espaço ou as características comuns de determinadas áreas, por exemplo, sendo utilizados por governos, instituições de pesquisa e ensino, de modo a orientar políticas públicas, divulgação de dados e pesquisas científicas.
-Regionalização em países Centrais e Periféricos (período do Imperialismo e Neocolonialismo); -Regionalização em países de Primeiro, Segundo e Terceiro mundo (Guerra Fria); -Regionalização em países do Norte e do Sul (pós-Guerra Fria).
Podemos perceber o Imperialismo nos dias atuais, o Neoimperialismo, por meio da dominação cultural que é facilitada pelas tecnologias de comunicação e informação, como a internet. Como exemplo podemos citar a presença da língua inglesa em nosso cotidiano, ou ainda, os personagens de filmes, séries e revistas em quadrinhos, que além de difundir a cultura das potências econômicas atuais (principalmente os EUA), ajudam a legitimar suas ações militares e econômicas.
A formação do blocos econômicos - Integração econômica entre os países, através de acordos e tratados, com o objetivo de fortalecer a sua economia e torná-los mais competitivos no mercado internacional. Como exemplos pode-se citar o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte); MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), Caricom (Comunidade do Caribe), entre outros.
Na economia globalizada surgiu a regionalização em blocos econômicos na tentativa de aumentar as barreiras alfandegárias entre os países para estimular a circulação de mercadorias e de capitais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Regionalização em países Centrais e Periféricos (período do Imperialismo e Neocolonialismo);
espero ter ajudado
Perguntas interessantes