Assinale a alternativa em que a pontuação do período é incorreto a raposa,que é matreira,enganou o corvo mal ele entrou, todos se retiraram. Pensei que não mais virias . Só te peço isto:que não demores a cartomante fez uma previsao;que ele ainda seria feliz
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:O conto A cartomante, do gênio da literatura brasileira Machado de Assis, conta a história do triângulo amoroso composto por Vilela, Rita e Camilo. Originalmente publicado no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro em 28 de novembro de 1884, o conto acabou sendo recolhido mais tarde na coletânea do autor Várias Histórias (1896).
Resumo
Uma paixão proibida
A história começa numa sexta-feira de novembro de 1869. Rita, angustiada com a sua situação amorosa, resolve consultar, às escondidas, uma cartomante que serve como uma espécie de oráculo. Apaixonada pelo amante Camilo, amigo de infância do marido, Rita teme pelos relacionamentos correrem em paralelo. Camilo zomba da atitude da amante porque não acredita em nenhuma superstição.
Rita, Vilela e Camilo eram bastante próximos, especialmente após a morte da mãe de Camilo.
Rita e o marido viviam em Botafogo e, quando conseguia escapar da casa, ia encontrar o amante às ocultas na Rua dos Barbonos.
Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal.
Camilo se sentiu seduzido por Rita e, fato é, que se instalou um triângulo amoroso.
A ameaça das cartas anônimas
O problema surge quando Camilo recebe cartas anônimas de alguém que revela ter conhecimento da relação extraconjugal. Camilo, sem saber como reagir, se afasta de Vilela, que estranha o desaparecimento súbito do amigo.
Desesperado após receber um bilhete de Vilela convocando-o para um encontro em sua casa, Camilo recupera as antigas crenças herdadas da mãe e, assim como Rita, segue em busca da cartomante.
A reviravolta
Após a consulta, Camilo se acalma e vai, tranquilo, encontrar o amigo, crente que o caso não havia sido descoberto.
O twist do conto se dá no último parágrafo quando se revela o final trágico do casal de amantes. Ao adentrar na casa de Vilela, Camilo se depara com Rita assassinada. Por fim, toma dois tiros do amigo de infância, também caindo morto no chão.
Vilela não lhe respondeu; tinha as feições decompostas; fez-lhe sinal, e foram para uma saleta interior. Entrando, Camilo não pôde sufocar um grito de terror: — ao fundo sobre o canapé, estava Rita morta e ensangüentada. Vilela pegou-o pela gola, e, com dois tiros de revólver, estirou-o morto no chão.
Análise
A forte presença da cidade no texto
Um traço comum na literatura machadiana é a forte presença da cartografia da cidade no texto literário. Em A cartomante não é diferente, vemos ao longo das páginas uma série de referências às ruas da cidade e aos caminhos que os personagens percorriam habitualmente: