Português, perguntado por Handreyoliveira1513, 1 ano atrás

Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses veicula significação equivalente à expressão grifada do enunciado. a) Aperspicáciaé uma qualidade de quem é observador, atento a tudo que está a sua volta. (curiosidade) b) Esta situaçãodissuadiuinvestidores de investir na empresa, tal como foi evidenciado pelas dificuldades da empresa na obtenção de empréstimos bancários. (convenceu) c) Discute-se a hipervalorização das artes e humanidadesem detrimentodas ciências “duras” e da engenharia, e a consequência do processo para o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do país. (no lugar) *d) Existem expressões que,não obstanteterem um sentido jurídico, constituem termos da linguagem comum. (apesar de) e) O existencialismo é,grosso modo, uma filosofia que põe em destaque a liberdade do homem. (de forma pouco polida)

Soluções para a tarefa

Respondido por pretogama
6
a) A perspicácia é uma qualidade de quem é observador, atento a tudo que está a sua volta. (curiosidade).

O enunciado explica muito bem o significado da palavra perspicácia, embora a palavra curiosidade não é o que motiva que é perspicaz.

b) Esta situação dissuadiu investidores de investir na empresa, tal como foi evidenciado pelas dificuldades da empresa na obtenção de empréstimos bancários. (convenceu).

Aqui, apalavra dissuadiu significa que os investidores desistiram da ideia apresentada. Dissuadir tem uma carga de significado contrária a de convencer

c) Discute-se a hipervalorização das artes e humanidades em detrimento
das ciências “duras” e da engenharia, e a consequência do processo para o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do país. (no lugar) 


A expressão "em detrimento" tem o significado de "ao invés", e não da substituição que a alternativa propõe na expressão "no lugar".

d) Existem expressões que,não obstante terem um sentido jurídico, constituem termos da linguagem comum. (apesar de)

Exemplo perfeito de conjunção concessiva. Não obstante tem o significado de apesar. (uma dica: quase todas as conjunções concessivas pode ser substituídas por apesar de ou mesmo que. Isso serve apenas para checar a classificação semântica da conjunção em questão."

e) O existencialismo é, grosso modo, uma filosofia que põe em destaque a liberdade do homem. (de forma pouco polida)

A expressão melhor nesse caso,seria "de modo geral", ao invés de "de forma pouco polida". Essa foi uma questão de semântica, área da gramática que cuida das relações de significado. Aprende-se sempre à medida que aumentamos nosso repertório através da leitura.
Perguntas interessantes