Português, perguntado por Marshmelloow89161, 11 meses atrás

0 texto a seguir é referência para as questões 01 e 02. O Brasil sempre despertou a curiosidade do mundo. Seja por seu exotismo natural, seja pelas suas dimensões continentais ou pelo caldeirão cultural formado por uma das sociedades mais miscigenadas do planeta. Nos últimos anos, no entanto, ( interesse internacional pelas coisas brasileiras andava um tanto quanto arrefecido, principalmente pelo fato de a agende geopolítica mundial estar voltada para o Oriente Médio. Mas agora, com a ascensão do País a um papel de protagonista, aind que emergente, no cenário mundial, acadêmicos de todo o mundo, em especial os americanos, começam a voltar seus olho novamente para o Brasil. Só nos Estados Unidos estima-se que quase mil pesquisadores em diversas universidades estejam dedicados exclusivamente a estudar assuntos tão diversos quanto a poluição da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, ou história do Plano Real. Ao mesmo tempo, cerca de dez mil estudantes universitários estão matriculados em cursos para aprende português. “Há um interesse crescente pelo Brasil, por várias razões, desde as econômicas até o fato de termos mais brasileiros vivendo nos Estados Unidos”, diz o professor de História do Brasil da universidade americana de Brown, James Green, integrants da Associação Norte-Americana de Estudos Brasileiros, que conta com cerca de 1,2 mil sócios. A história desse interesse acadêmico pelo Brasil não é nova. Desde os anos 50, quando o Brasil iniciou um rápido processe de industrialização, pesquisadores estrangeiros passaram a colocar o País em suas pautas. Esse movimento cresceu nos anos 6( e 70 com a intensificação da Guerra Fria. Nessa época, o governo dos Estados Unidos começou a financiar estudantes interessados em estudar o Brasil, um país com informações sobre seu tecido social tão escassas quanto a Cuba tomada por Fide e Che Guevara. Mas, desde o fim da década de 90, tanto o Brasil quanto a América Latina deixaram de atrair a atençãe internacional, monopolizada pelodéjà vu: a batalha entre Ocidente e Oriente encarnada nas guerras do Iraque e do Afeganistão. “O desempenho econômico do Brasil durante a crise e as conquistas sociais do País voltaram a despertar o interesse acadêmico”, diz Joseph Love, diretor do Instituto Lemann, voltado exclusivamente para financiar estudantes brasileiros oi americanos interessados no Brasil. Love, como outros brasilianistas, está percebendo uma mudança importante no perfil dos pesquisadores de agora em relação aos de décadas passadas. “Antes o interesse era quase exclusivamente antropológico Questões como raça e gênero sempre cativaram os pesquisadores. Agora o que vemos é uma curiosidade crescente por temas relacionados à economia, experiências no sentido de diminuir o abismo social e questões ambientais”, diz ele. (ISTOÉ,03 set 2010.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
4
Boa noite.

  A questão está incompleta, então, estou colocando aqui as questões que faltaram:

01 - A partir das informações do texto, é correto afirmar:

a) O interesse mundial pelo Brasil manteve-se constante desde a metade do século 20.

b) A liderança do Brasil no cenário mundial é ainda incipiente.

c) A miscigenação da população brasileira é vista com desconfiança pelos pesquisadores estrangeiros.

d) Atualmente, nos estudos de pesquisadores estrangeiros, os temas econômicos e sociais do Brasil suplantam os ambientais.

e) O interesse de pesquisadores estrangeiros pelo Brasil a partir do final do século 20 é motivado pelo exotismo do país.

Explicação: O texto, em suma, comenta sobre o interesse da população mundial no Brasil para estudos, e que esse interesse teve vários estágios, tendo iniciado no passado, mas parada, e agora voltado à voga, devido à infinidade de assuntos ainda a serem estudados. Assim, a alternativa que combina com o texto é a Letra B, pois ainda há muito a ser explorado, e ainda se está no início desses estudos.

02 - O autor usa no segundo parágrafo a expressão francesa “déjà vu” (já visto), empregada usualmente para indicar que uma situação parece conhecida, devido à semelhança com outra vivida anteriormente. Essa expressão é usada para destacar a semelhança entre:

a) o processo de industrialização no Brasil e nos Estados Unidos.

b) a atuação dos grupos de esquerda no Brasil nos anos 1960 e 1970 e os líderes da revolução cubana.

c) o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil na década de 1950 e no início do século 21.

d) as guerras do Iraque e Afeganistão e a Guerra Fria nas décadas de 1960 e 1970.

e) o interesse de pesquisadores americanos pelo Brasil e pelo Oriente Médio

Espero ter ajudado^^
Respondido por maria5462
1

Resposta:

nao sei

Explicação:

Perguntas interessantes