História, perguntado por alinnetayna988, 6 meses atrás

Assinale a alternativa correta sobre a história do Brasil Imperial. *
a) A Constituição de 1824 instituiu o regime monárquico-constitucional e o princípio da divisão de poder. Foram estabelecidos três poderes: o legislativo, o executivo e o moderador.
b) A Revolução Praieira (1842) expressou o descontentamento dos liberais mineiros em relação aos rumos tomados pelo Império com o chamado “golpe da maioridade”, arquitetado pelos conservadores. A denominação “praieira” derivava do logradouro (a rua da Praia) onde se localizava o jornal “O liberal”, porta-voz dos revolucionários.
c) Os republicanos foram proscritos da vida política do país pelo Ato Adicional de 1834. Apesar da proibição, em 1870, um grupo de profissionais liberais fundou um partido republicano em São Paulo, que funcionou na clandestinidade até a proclamação da República.
d) A chamada “Lei do Ventre Livre” (1871) declarou livre todo filho de mulher escrava nascido a partir de sua promulgação. Além disso, continha outras disposições tendentes a abolir gradualmente a escravidão, entre as quais a facilitação dos processos de alforria dos escravos nascidos antes da Lei.
e) O legislativo imperial era bicameral, isto é, composto de duas câmaras: a Câmara dos Deputados e o Conselho de Estado. Os mandatos dos deputados eram temporários e os dos conselheiros de Estado eram vitalícios.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kailanesilvacosta162
1

Resposta:

Explicação:letra A

Perguntas interessantes