História, perguntado por LoohM0nt, 9 meses atrás

) Assinale a alternativa correta sobre a economia cafeeira durante o Império. *

a) A abolição da escravidão inviabilizou a expansão do plantio, por falta de mão-de-obra especializada.

b) A decadência da economia cafeeira no Vale do Paraíba coincidiu com a franca expansão do plantio no chamado Oeste Paulista.

c) O escoamento do produto foi facilitado pela ampla construção de estradas, que permitia aos caminhões o transporte até os portos.

d) O fim do império teve como consequência imediata a desestruturação e decadência da economia cafeeira e a substituição por uma política industrialista.

e) A política imperial preocupou-se essencialmente em favorecer os interesses dos produtores


Soluções para a tarefa

Respondido por ScarlletKingZ
12

Resposta:

letra D

Explicação:

Respondido por andredeggau
33

A história da produção de café no Brasil tem dois ciclos, o dominado pelo Vale do Paraíba e o dominado pelo Oeste Paulista. Está correta a alternativa B.

O café brasileiro era tradicionalmente produzido no Vale do Paraíba, uma região que fica entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Não por acaso, esses dois Estados se tornaram politicamente os dois mais importantes do Brasil no século 19.

Depois, o café se expandiria para o chamado "oeste paulista". Essa região não corresponde exatamente à região oeste do Estado de SP, mas a um conjunto de cidades a oeste da cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre o café no Império: https://brainly.com.br/tarefa/11597799

Anexos:
Perguntas interessantes