Assinale a alternativa correta quanto à definição de Pensamento Computacional na BNCC: ( ) Envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, brincadeiras e esportes. ( ) Envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos. ( ) Envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio da escrita de relatórios e textos científicos. ( ) Envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio da construção de mapas mentais. ( ) Envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio da composição de músicas, peças teatrais e demais atividades culturais.
Soluções para a tarefa
Pergunta 1 : Assinale a alternativa que não apresenta uma das competências gerais da BNCC:
Pensamento Computacional.
Pergunta 2 : Assinale a alternativa correta quanto à definição de Pensamento Computacional na BNCC:
Envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos.
Pergunta 3 : Assinale a alternativa que não se refere a um objeto de conhecimento da Computação no Ensino Médio, segundo a SBC:
Organização de objetos.
Pergunta 4 : Nas Diretrizes para o Ensino de Computação na Educação Básica da SBC, os conhecimentos da área de Computação estão organizados em três eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Assinale a alternativa que indica em qual eixo a abstração, a codificação e o letramento digital estão inseridos, respectivamente.
Pensamento Computacional, Mundo Digital, Cultura Digital.
Pergunta 5 : Durante a Semana de Educação em Ciência da Computação e em comemoração aos 50 anos de linguagens de programação para crianças, o Google lançou um Doodle com um jogo cuja intenção é a de estimular a lógica de programação em crianças. O objetivo desse jogo é fazer com que o coelho colete todas as cenouras próximas a ele. Sabendo que o botão é usado para o coelho avançar para frente, e o botão é usado para que o coelho vire, assinale o conjunto de instruções que resolve o problema a seguir:
Tirei 08/10 nas 3 tentativas, então, errei a 5... não é a opção:
avança avança avança vira avança
e nem a opção avança avança vira avança vira
(ai com suas tentativas já da pra descobrir qual é)
Resposta:
1 - Pensamento Computacional
2- Envolve as capacidades..., por meios do desenvolvimento de algoritmos.
3 - Organização de objetos
4 - Pensamento Computacional, Mundo Digital, Cultura Digital.
5 - avança, avança, gira,avança, avança
Explicação:
Conferido no AVA, 10 Acertos de 10.