Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Podemos classificar o conhecimento em três níveis: o crítico e não crítico e o filosófico.
b. O conhecimento é o meio por excelência que possibilita e dá sentido às atividades do educador e do educando.
c. O conhecimento possui diferentes fontes, tais como: os sentidos, a fé, a intuição, a imaginação, o intelecto e a abstração.
d. A teoria do conhecimento é da parte da filosofia, mas não investiga as relações entre o sujeito cognoscente (que conhece) e o objeto cognoscível (que pode ser conhecido).
e. O conhecimento, seja ele concebido como processo, quer seja entendido como produto, nomeado de científico, religioso, metafísico etc., ele nem sempre é objeto de interesse da Filosofia.
Soluções para a tarefa
Sobre a teoria do conhecimento:
c. O conhecimento possui diferentes fontes, tais como: os sentidos, a fé, a intuição, a imaginação, o intelecto e a abstração.
A palavra conhecimento tem sua origem no latim, cognitio, e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois polos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.
Apreendemos conhecimento através dos:
Os sentidos, a faculdade de sentir, de sofrer alterações por obra de objetos exteriores ou interiores. Compreende tanto a capacidade de receber sensações quanto a consciência que se tem das sensações e, em geral, das próprias ações.
A fé, é a confiança na palavra revelada. É como uma relação imediata e portanto não sujeita a incertezas ou dúvidas, com as realidades superiores.
A intuição que é a relação direta com um objeto qualquer, por isso, implica a presença efetiva do objeto, ou seja, as verdades que o intelecto apreende ou possui sem a mediação de outras.
A Imaginação é a possibilidade de evocar ou produzir imagens, independentemente da presença do objeto a que se referem.
O intelecto, definida pelos filósofos com dois sentidos:o genérico, como faculdade de pensar em geral e específico, como uma atividade ou técnica particular de pensar.
A abstração é a operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo e isolada de outras coisas com que está em uma relação qualquer.
Bons estudos!