História, perguntado por Jonnathanx8822, 1 ano atrás

Assinale a alternativa correta a respeito do período pré-colonial brasileiro (USS):A) A cordialidade dos indígenas contrastava com a hostilidade europeia dos portugueses, cujo objetivo metalista conduzia sempre à prática da violência.B) O trabalho intenso de Anchieta e Nóbrega na catequese dos índios tinha o objetivo de impedir a escravização do gentio.C) A ocupação temporária europeia, por meio de feitorias, deveu-se à inexistência de organização social produtora de excedentes negociáveis.D) Os franceses não reconheciam o domínio português, tanto que chegaram a se estabelecer no Rio de Janeiro e no Maranhão.E) A cordialidade inicial entre europeus e índios deveu-se ao fato de que o objetivo catequético superava os fins materiais da expansão marítima.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcoscoutinho
193
Gabarito: D

Os interesses dos portugueses estavam voltados para as Índias (oriente), onde era mais lucrativo. Devido a esse descaso em relação ao Brasil por parte dos portuguesses, os corsários franceses rondavam o litoral brasileiro, contrabandeando pau-brasil. Mais pra frente vão fundar a França Antárctica e Equinocial. 
Respondido por EduardoPLopes
83

É correta a alternativa D, tendo sido o período Pré-Colonial do Brasil (portanto, entre o descobrimento e o início da ocupação efetiva do território pelos portugueses, entre 1500 e 1530) marcado por tentativas de tomada do território por outras potências europeias.

O maior dos exemplos destas disputas se deu entre franceses e portugueses na chamada "Guerra dos Tamoios", quando os dois países europeus, aliados a diferentes grupos nativos brasileiros, travaram guerra pelo controle do território onde hoje fica o Rio de Janeiro.

Perguntas interessantes