História, perguntado por emilygoncalves231201, 5 meses atrás

Assinale a alternativa correta. (1,0)A chamada Revolução Industrial eclodiu na Inglaterra em meados do século XVII, entre
outras causas, porque:
I. não havia ocorrido na Inglaterra uma acumulação de lucros, uma vez que ocorrera um excessivo
crescimento do comércio marítimo português.
II. existência na Inglaterra de grandes reservas carboníferas.
III. ocorreu, na Inglaterra, a subordinação do rei às leis do parlamento, o que protegeu os interesses
da burguesia.
IV. dada a inexistência, na Inglaterra, de mão-de-obra disponível.
V. devido ao imenso império colonial inglês, que gerava lucros constantes.
Estão corretas as alternativas:
( ) I e IV.
( ) II e IV.
( ) III e V.
( ) II, III e V.
( ) Todas estão corretas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por iza9613
1
Estão corretas a II, III e V.


Isso aconteceu porque a Inglaterra reunia todas as condições necessárias para tanto.


Primeiro, o desenvolvimento tecnológico e industrial que aconteceu na Inglaterra só foi possível pelo estabelecimento precoce da burguesia no poder inglês. Isso porque a Inglaterra foi o primeiro país absolutista a passar por uma revolução burguesa — a Revolução Gloriosa, que aconteceu no ano de 1688. A partir dela, a burguesia garantiu o desenvolvimento da economia inglesa.

Nesse ano, foram decretados, por Oliver Cromwell, os Atos de Navegação — uma lei que determinava que as mercadorias compradas e vendidas pela Inglaterra só seriam transportadas por embarcações inglesas. Isso alterou as rotas marítimas inglesas e transformou o país na maior potência comercial do mundo, dando início ao processo de acumulação de capital no país. Esse capital excedente foi utilizado no desenvolvimento das máquinas, tempos depois.

Além do capital para investir no desenvolvimento industrial, era necessário também que houvesse grande quantidade de mão de obra para trabalhar nas indústrias. Acontece que a Inglaterra do século XVIII tinha uma grande quantidade de mão de obra, fruto dos cercamentos que forçaram os camponeses ingleses a mudarem-se para as cidades inglesas.

Por último, mas não menos importante, é necessário destacar que a Inglaterra possuía uma grande reserva exatamente das duas matérias-primas mais importantes para o desenvolvimento industrial naquele momento: carvão e ferro. Essas matérias eram essenciais para a construção das máquinas e para seu funcionamento (à base do vapor da água).
Perguntas interessantes