Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica, híbrida de índio — e mais tarde de negro — na composição. Sociedade que se desenvolveria defendida menos pela consciência de raça, do que pelo exclusivismo religioso desdobrado em sistema de pro- filaxia social e política. Menos pela ação oficial do que pelo braço e pela espada do particular. Mas tudo isso subordinado ao espírito político e de realismo econômico e jurídico que aqui, como em Portugal, foi desde o primeiro século elemento decisivo de formação nacional; sendo que entre nós através das grandes famílias proprietárias e autônomas; senhores de engenho com altar e capelão dentro de casa e índios de arco e flecha ou negros armados de arcabuzes às suas ordens. FREYRE, G. Casa-Grande e Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. De acordo com
Soluções para a tarefa
Respondido por
59
A indagação se refere a: colonização na América tropical era obra, sobretudo, da iniciativa particular.
A discussão sobre a formação social do Brasil tende a ser confundida com o próprio surgimento da sociologia brasileira.
Quando, ainda na década de 30, pode-se observar o surgimento dos primeiros sociólogos, todos eles tinham uma preocupação central comum que era:
Afinal, que somos nós?
Qual o significado de ser brasileiro?
De forma natural, as respostas formuladas pelos pensadores do período foram as mais variadas, no entanto, todos eles estavam em busca de entender a história brasileira.
Bons estudos!
Respondido por
82
Resposta:
A colonização na América tropical era obra, sobretudo, da iniciativa particular.
Explicação: FIZ E ACERTEI!!!
Perguntas interessantes