Português, perguntado por thamiresalvares, 3 meses atrás

Assim, você deve ler o texto “Chuvas em Petrópolis seguem o curso de uma tragédia conhecida e anunciada”, de Matheus Pichonelli, disponível na pasta Material da disciplina, em busca de:
- identificar o tema e a finalidade do autor;
- destacar, ao menos, 6 advérbios/locuções adverbiais e 6 adjetivos/locuções adjetivas;
- explicar a relação de cada uma dessas palavras (os 6 advérbios e 6 adjetivos) com os outros vocábulos que as acompanham;
- responder ao seguinte questionamento: de que forma os advérbios e adjetivos apontam para a finalidade do autor quanto ao tema e situação apresentada no texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por elyzeu1337
0

Resposta:

CHUVAS EM PETRÓPOLIS SEGUEM O CURSO DE UMA TRAGÉDIA CONHECIDA E ANUNCIADA

O texto “Chuvas em Petrópolis seguem o curso de uma tragédia conhecida e anunciada” de Matheus Pichonelli, aborda o tema sobre desastres naturais, especificamente sobre o ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011, quando fortes chuvas provocaram enchentes e deslizamentos em sete municípios e foi considerado a maior catástrofe climática e geotécnica do país.

A finalidade do autor para com este texto é informar que, desastres como este ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro poderiam ser evitados por parte do governo. Como exemplo disso se tem a seguinte passagem no texto: “Inúmeras promessas foram feitas desde 2011. E, como parte do roteiro batido, descobre-se, ao fim da enxurrada, e em meio aos escombros, que o poder público não investiu metade do previsto para conter o desastre “natural” do futuro.” (linhas 25, 26 e 27).

O autor também apresenta algumas soluções para ocorridos como este, como por exemplo a fala de Rodrigo Jesus, porta-voz do Greenpeace Brasil, que diz através de uma nota que: “a única solução é que os estados brasileiros decretem emergência climática, para “trazer soluções em constante diálogo com a sociedade civil”. Um abaixo-assinado para pressionar governadores a tomarem esse tipo de medida foi lançado pela entidade Greenpeace em suas plataformas.” (linhas 50, 51 e 52).

ADVÉRBIOS E ADJETIVOS

Advérbios:

  1. Mais: Este é um advérbio de intensidade, o qual adjetiva o substantivo “casas” na frase: “O morro da Oficina, epicentro da tragédia desta semana, era o local com mais casas em situação de risco.” (linhas 13 e 14).
  2. Muito: Este é um adjetivo de intensidade, o qual adjetiva o substantivo “distante” na frase: “segue um roteiro conhecido de outras experiências não muito 6 distantes na memória.” (linhas 5 e 6).
  3. Mesmo: Este é um adjetivo de inclusão, o qual adjetiva o substantivo “abrigos” na frase: “para definir como as pessoas podem ficar em segurança, mesmo em abrigos temporários” (linhas 23 e 24).
  4. Não: Este é um adjetivo de negação, o qual adjetiva o verbo “investir” na frase: “o poder público não investiu metade do previsto para conter o desastre “natural” do futuro.” (linhas 26 e 27).
  5. Pouco: Este é um adjetivo de intensidade, o qual adjetiva o verbo “aprender” na frase: “A tragédia mostra que pouco ou nada se aprende com a dor.” (linha 18).
  6. Depois: Este é um adjetivo de ordem, o qual adjetiva o substantivo “contenção” na frase: “Que o fim do período chuvoso não deixe para depois a contenção da tragédia de amanhã que poderia ter sido contida ontem.” (linhas 55 e 56).

Adjetivos:

  1. Alto: Este é um adjetivo simples, o qual adjetiva o substantivo “risco” na frase: “O estudo custou R$ 400 mil aos cofres públicos e identificou 27.704 imóveis localizados em áreas de risco alto ou muito alto” (linhas 12 e 13).
  2. Mais intensos e frequentes: Neste caso temos uma flexão de adjetivo, no qual ocorre uma variação de grau (flexão de grau), pois a locução adjetiva “mais intensos e frequentes” adjetiva o substantivo “eventos” em um grau superlativo na frase: “o agravamento da crise climática torna os 43 eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes” (linhas 42 e 43).
  3. Irrefreável e insensível: Neste caso temos uma flexão de número, pois a locução adjetiva “irrefreável e insensível” adjetiva no singular os substantivos “força” na frase: “a natureza é descrita como uma força irrefreável e insensível com quem quer que esteja a caminho.” (linhas 15 e 16).
  4. Forte: Este é um adjetivo simples, o qual adjetiva o substantivo “o Greenpeace Brasil afirmou que o forte temporal em Petrópolis escancara aquilo que a ciência já vem alertando há tempos” (linhas 41 e 42).
  5. Intensas: Neste caso temos uma flexão de número, pois o adjetivo “intensas” adjetiva no plural o substantivo “chuvas” na frase: “Há pouco mais de dez anos, a mesma região foi devastada por chuvas intensas que deixaram quase 1 mil mortos.” (linhas 19 e 20).
  6. Extremas: Neste caso temos uma flexão de número, pois o adjetivo “extremas” adjetiva no plural o substantivo “chuvas” na frase: “Isso significa um aumento da ocorrência de chuvas extremas.” (linhas 39 e 40).

ADVÉRBIOS, ADJETIVOS E FINALIDADE

Podemos perceber que, o autor utiliza os advérbios/locuções adverbiais e os adjetivos/locuções adjetivas citadas anteriormente com o intuito de transmitir sua mensagem com mais precisão e intensidade ao leitor, pois, assim como este é o objetivo dos adjetivos, que é acrescentar ou dar qualidade a um substantivo, esse também foi o objetivo do autor, acrescer e dar qualidade a informação passada, isso com a ajuda dos advérbios e adjetivos corretos para tal finalidade.

Observação:

Este é o meu trabalho e estou o disponibilizando para que você possa entender como fazer o mesmo, ou seja, aconselho você a também fazer uma pesquisa sobre o assunto para que possa realmente entender sobre o tema abordado e fazer o seu trabalho com suas próprias palavras e opinião, e não apenas copiar e colar, pois como sabemos, as instituições são bem rigorosas referente a plágio, pois não estamos tratando de um trabalho do ensino básico, e sim, de um trabalho de nível superior.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Perguntas interessantes