História, perguntado por jubisyou3896, 1 ano atrás

Assim que acabou a guerra, a verdade sobre o que ocorreu nos campos de Auschwitz chegou ao conhecimento da opinião pública mundial. Auschwitz tornou-se, rapidamente, o principal símbolo das nossas capacidades de destruição em massa e, tal experiência, não poderia se repetir. Para tanto, as novas gerações de seres humanos deveriam ser educadas de modo a evitar tão drástica experiência. As primeiras perguntas filosóficas surgidas dos escombros do pós-guerra foram: O que deveria ser feito daquele momento em diante com a Educação? O que ensinar e como ensinar? E de modo mais específico: Como lidar pedagogicamente com a memória de Auschwitz e a herança do genocídio? As respostas para tais questões foram rapidamente buscadas, sobretudo, pelas sociedades mais atingidas pela guerra. E logo se entendeu que a paz guarda a memória da guerra, e que a educação para as próximas gerações deveria partir dessa memória. Com essa motivação, Theodor Adorno começou seu artigo intitulado "A Educação após Auschwitz" referindo-se ao imperativo de que a humanidade devesse fazer de tudo para que Auschwitz não se repetisse (ADORNO, 1995, p. 119). As gerações de adultos, pensava Adorno, já nada mais podiam fazer para evitar o horror. A lembrança deveria ser o ponto chave dos processos de ensino-aprendizagem, uma vez que as novas gerações precisavam, na percepção do filósofo Alemão, serem educadas para o não esquecimento. Na perspectiva do texto acima, analise a relação entre as seguintes asserções: A recomendação de Adorno reforçava a ideia de que o trabalho de educação das novas gerações deveria se concentrar na educação infantil. PORQUE Na educação infantil residiria a única possibilidade de criar novos seres totalmente preparados para evitar a experiência da guerra. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma: a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. c. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. d. As duas asserções são falsas, apesar da primeira ser a justificativa da segunda. e. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacine2010
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Resposta:

c. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Explicação:

A educação após Auschwitz. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Como se pode observar nas páginas indicadas, essa recomendação de Adorno reforçava a ideia de que o trabalho de educação das novas gerações deveria se concentrar na educação infantil, pois ali residiria a única possibilidade de criar novos seres preparados para evitar a experiência da guerra. As gerações de adultos, assim pensava Adorno, já nada mais podiam fazer para evitar o horror. A lembrança deveria ser o ponto chave dos processos de ensino-aprendizagem, uma vez que as novas gerações precisavam, na percepção do filósofo Alemão, serem educadas para o não esquecimento

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