ENEM, perguntado por Almirvictor5474, 9 meses atrás

Assim, pois, a inteligência de Deus constitui amedida de tudo, não podendo, porém, ser medida oucomensurada por ninguém e por nada, ao passo que ascoisas da natureza são ao mesmo tempo comensurantese comensuradas. Ao contrário, a nossa inteligência écomensurada; é também comensurante, não porém emrelação às coisas criadas, mas em relação aos produtos doengenho humano. Portanto, o objeto natural está colocadoentre duas inteligências e se denomina verdadeirosegundo a sua conformidade com ambas. Segundo aconformidade com a inteligência divina, a coisa criadase denomina verdadeira, na medida em que cumpre afunção para a qual foi destinada pela inteligência divina.Segundo a conformidade com a inteligência humana, acoisa criada se denomina verdadeira, na medida emque é apta a forneConsiderando o trecho acima, em que Tomás de Aquinodiscute a questão da verdade, analise as afirmações abaixo.I. A inteligência humana é a medida das coisascriadas.II. A medida de nossa inteligência são as coisas danatureza.III. A conformidade do objeto natural com ainteligência divina é posterior à conformidade coma inteligência humana.IV. A conformidade do objeto natural com ainteligência divina é anterior à conformidade coma inteligência humana.V. A conformidade do objeto natural com ainteligência divina é simultânea à conformidadecom a inteligência humana.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e IV.D II e V.E III e V

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

São corretas as afirmativas II e IV, é correta a alternativa C.

II é verdadeira, já que no texto São Tomás faz uma diferenciação de grau entre o natural (sendo a Razão parte disto) e o sobrenatural (que faria parte do mistério divino).

IV é verdadeira pois o próprio Deus existiria fora do tempo, de modo que tudo aquilo que podemos perceber como verdadeiro já fora assim percebido antes por Deus, e tudo aquilo que concebemos inadequadamente como verdadeira não o foi por Deus, sendo antes uma dissonância entre o natural e o  sobrenatural.

Perguntas interessantes